AQUI VOCÊ FICA POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOVIDADES EM COMPRAS ONLINE E AINDA CONFERE
DICAS DE COMO ECONOMIZAR DINHEIRO E TOMAR CONTA DAS SUAS FINANÇAS PESSOAIS.

Cadeiras e Poltronas Decorativas
cadeiras e poltronas design
 

Aquele canto da sala ou do quarto é um ótimo lugar para acomodar uma poltrona charmosa, em que você possa ler um livro ou relaxar. Ou então colocar aquela cadeira bacana na mesa de jantar ou em frente a mesa de trabalho, também é uma ótima opção.

No contexto histórico dos seus criadores, através da ideia do desenvolvimento da arte em forma de mobiliário, as cadeiras e poltronas foram as primeiras peças aliadas a essa expressão do design em utilidades para o lar, unindo materiais que proporcionassem conforto e expressão artística ao mesmo tempo.

Até o começo do século XX os arquitetos, principalmente, se envolviam e atuavam mais diretamente nas questões ligadas a cidade e até peças de utilidades domésticas. A partir da Bauhaus, a famosa escola alemã de design ligada aos preceitos modernistas, em 1919, surgiram os profissionais direcionados exclusivamente ao design de produtos, difundindo e proporcionando o acesso a sociedade em geral para que pudessem adquirir essas peças exclusivas, a partir da produção em série dos mobiliários.

As poltronas e cadeiras com design renomado trazem conforto e sofisticação para os ambientes da sua casa ou ambiente de trabalho. Dentre elas, as mais conhecidas foram projetadas nas décadas anteriores a 1990. Conheça abaixo alguns modelos e suas histórias:

 

Barcelona:

cadeira Barcelons

 A poltrona ‘Barcelona’ foi criada em 1929, pelo arquiteto alemão Mies Van der Rohe, para o pavilhão alemão da Mostra Internacional de Barcelona. Um dos grandes nomes da arquitetura modernista do século XX e professor da escola Bauhaus de design, Mies aplicou muito bem seus conceitos à cadeira: linhas retas, desenho limpo e perfeição nos detalhes. Afirmando: menos é mais. Essa preciosidade do design continua sendo sinônimo de elegância e bom gosto.

 

Le Corbusier:

poltrona Le Corbusier

 Essa é uma das famosas poltronas do arquiteto suíço Le Corbusier. Foi um dos arquitetos e urbanistas mais importantes do século XX e suas criações expressavam os ideais modernistas. Com estrutura em aço carbono cromado ou aço inox e revestimento em couro natural ou couro sintético, a poltrona foi concebida em 1928, e suas formas estreitas e as curvas de sua estrutura a tornam particularmente difícil de fabricar. Em compensação, a tornam elegante e versátil. Le Corbusier é um dos mais consagrados nomes do design do século XX, e a poltrona é o maior ícone de seu trabalho. Uma das mais famosas poltronas do Século XX foi apresentada no Salon d’automme em Paris, 1929.

 

Swan:

poltrona Swan

A poltrona Swan é do arquiteto e designer de móveis Arne Jacobsen, e foi criada para o Radisson SAS Royal Hotel na década de 1950, na Dinamarca. Inicialmente a poltrona começou a ser vendida para as pessoas que se hospedaram no hotel e que acabavam se apaixonando pela sua forma orgânica e que muito lembra um “Cisne” (sua tradução para o português), e em pouco tempo se tornou um grande marco no design mobiliário mundial. Ela ficou marcada na história por seus traços curvilíneos harmoniosos, e deixam qualquer ambiente sofisticado e confortável.

 

Egg:

 poltrona Egg

Um verdadeiro clássico do design, a poltrona ‘Egg’ foi desenhada também por Arne Jacobsen para o Radisson SAS Royal Hotel, na Dinamarca. As formas orgânicas estão presentes em quase todo mobiliário criado por Jacobsen e com a ‘Egg’, não foi diferente. Seu desenho atemporal permite que ela seja usada em qualquer ambiente independente do estilo da decoração, além de extremamente confortável. A poltrona é um dos triunfos do design de Jacobsen, com um contraste escultural para a construção de superfícies quase exclusivamente vertical e horizontal. É um símbolo de sofisticação urbana, até os dias atuais.

Várias adaptações foram feitas ao decorrer dos anos, a poltrona possui diversas estampas, tecidos e cores. É ideal para ser utilizada em salas de estar, quartos, e dependendo do tecido, até mesmo na varanda ou sacada da sua casa. Com o conceito de “Menos é Mais” em sua linguagem artística, Arne Jacobsen ficou marcado na história arquitetônica da época, incluindo grandes mestres como Le Corbusier, e Mies Van der Rohe.

 

La Marie:

cadeira La Marie

Phillipe Starck, possivelmente o designer mais reconhecido da sua geração, desenvolveu em 1998 uma peça exclusiva para a fabricante italiana Kartell. Feita com plástico, policarbonato transparente e termomoldável, batizou-a com um dos nomes mais representativos da história da humanidade, ‘La Marie’. Esta criação de Starck faz parte de um rol de peças assinadas pelo autor em plástico transparente, como é o caso dos modelos Louis Ghost ou Vitoria Ghost.

 

Louis Ghost:

cadeira Louis Ghost

Inspirada na famosa cadeira Louis XV, a cadeira ‘Ghost’ também foi desenhada por Philipe Starck. Em razão de sua transparência, você pode olhar através da cadeira, dando uma sensação de leveza. Projetada para ser feita de um material simples e custo baixo, o Polipropileno, permitiu que muitas pessoas tivessem o privilégio de ter um clássico em sua casa ou escritório. O polipropileno é um material leve, porém muito resistente, o que garante sua durabilidade por bastante tempo de uso.

Onde encontrar:

Encontre a poltrona Barcelona aqui nas lojas Americanas.

Os modelos Le Corbusier, Swan e Egg aqui na Lojix.

A La Marie aqui na LojasKd

E a Louis Ghost encontre aqui na Mobly

 

Para ver mais lojas  de móveis que oferecem descontos e cashbacks clique aqui.

 

Lojas mencionadas nesse post

até 7.5% dinheiro de volta
+1 ofertas
4% dinheiro de volta
3.25% dinheiro de volta
6% vale compra
+2 ofertas
4% dinheiro de volta
R$100 vale compra
+5 ofertas
Post por: Cashola on 30/08/2013
Categoria: Casa
Tags: móveis

Comentários

Nenhum resultado encontrado.

Deixe seu comentário

 
 
Posts Relacionados