O jeito certo de lavar roupas para não estragá-las
Post por: Debora Taylor on 19/09/2014
Categoria: Casa
Tags: eletrodomésticos, compras online
modo certo de lavar roupas
 

Graças à tecnologia de hoje não precisamos mais lavar as roupas nas mãos e fazer essa tarefa tornou-se relativamente fácil. Porém, há alguns truques para que as roupas fiquem realmente limpas e não estraguem com o processo de lavagem. As máquinas modernas também possuem muitas funções, o que nos deixam muitas vezes confusos, como por exemplo, a temperatura certa da água para cada tipo de roupa. Para te ajudar nessa missão selecionamos abaixo algumas dicas de como lavar as roupas de modo certo, confira:


Separe as roupas

Essa é a primeira coisa a fazer na hora de lavar as roupas sujas. Separe as peças de acordo com a cor, roupas brancas, claras e escuras. Misturar peças brancas e claras com as coloridas não é uma boa ideia, pois as coloridas podem soltar tinta e manchar as roupas claras.


Leia sempre a instrução de uso das peças delicadas como lingeries, lã, seda, tecidos transparentes e peças com bordados e apliques. Preferencialmente lave essas peças na mão. Caso não tenha tempo, veja se a sua máquina possui a função de lavagem delicada. Uma dica é colocar essas peças em sacos próprios antes de por na máquina, pois assim diminui o atrito e evita que acumule bolinhas nas roupas.


Não misture panos de prato, toalhas de mesa com as roupas, pois eles contêm resíduos de gordura. Separe também as toalhas de banho e as lave separadamente, pois podem soltar pelinhos que grudam nas outras peças. Roupas de cama como fronhas também devem ser batidas separadas de lençóis, pois como é uma peça bem maior acaba impedindo que as menores limpem totalmente.

O jeito certo de lavar roupas


Prepare as roupas para serem lavadas

É importante examinar peça por peça antes de colocar na máquina. Veja se não têm nada dentro dos bolsos, se tiver retire. Se a roupa tiver partes muito encardidas como, por exemplo, o colarinho de uma camisa, esfregue com sabão de coco antes de colocar na máquina. Desdobre as mangas de camisas e blusas. Feche botões e zíperes para evitar que estraguem outras peças. Vire do lado avesso peças escuras e com estampas para preservar a cor.


Ajuste a temperatura da água

Na hora de escolher essa função é preciso analisar o grau de sujeira da peça, o tipo de tecido e a firmeza das cores.


A água quente é indicada para roupas claras e brancas que estão muito sujas e encardidas. É uma função que ajuda a manter a brancura das roupas.

A água morna deve ser selecionada para tecidos de cores claras que cotenham um grau moderado de sujeira e que não precisam ser passados.


A água fria é indicada para roupas com cores escuras ou vivas que contenham pouca sujeira. E também para tecidos delicados como lãs e sedas.


Mais uma vez é importante ler as etiquetas, pois normalmente lá você encontra a instrução de lavagem da peça.


Selecione a função

Como dito acima se as peças forem delicadas ative o botão ‘peça delicada ou lavar a mão’. Use a função normal para os outros tipos de roupas, ajustando períodos curtos para roupas menos sujas e períodos longos para roupas mais sujas e peças pesadas.

Escolha o sabão e coloque-o na máquina

O sabão em pó é melhor para tirar manchas em roupas brancas, já o liquido é ideal para roupas com cores delicadas. Caso a sua roupa colorida esteja manchada, você pode misturar esses dois tipos, colocando um pouco de sabão em pó sobre a mancha e carregando a máquina com o líquido.


Encha a máquina de água de acordo com o volume de roupa e antes de estar completamente cheia deposite as roupas. Se a sua maquina abre na parte de cima, misture o sabão com água e só então deposite na máquina, assim você evita que o sabão não dissolva e deixe resíduos nas roupas. Se a abertura for frontal deposite o sabão na gavetinha indicada para o produto antes de colocar a roupa.


Não encha demais a máquina com roupas, pois elas precisam de espaço para se mover. Se você colocar peças demais, corre o risco de ter que lavar tudo de novo. Verifique novamente a água quando a maquina já estiver trabalhando, se as roupas não estiverem completamente cobertas por ela, coloque mais água e um pouco mais de sabão.


O Amaciante

Dilua o amaciante em água, mesmo se tiver uma gavetinha especial para ele. O excesso do produto pode provocar manchas. A quantidade deve ser pequena, porém o uso do produto é indispensável, é ele que faz o trabalho de realinhar as fibras que endurecem durante o processo de lavagem. Deixando as roupas novamente confortáveis para o uso.

 

Se você está precisando de uma nova máquina de lavar confira aqui nas Americanas e também aqui no Magazine Luiza alguns modelos com os melhores preços. 



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

até 0.25% de volta
até 0.25% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados