Opções para refrescar sem ser ar condicionado
Post por: Aline Alcântara on 19/01/2015
Categoria: Casa
Tags: eletrodomésticos, compras online
ventiladores e climatizadores
 

Vamos ser sinceros, nenhum outro aparelho é tão eficiente na hora de diminuir a temperatura de um ambiente como o ar condicionado. Porém, ele tem seus contras como o preço salgado e o alto consumo de energia elétrica, além de ressecar o ar e aumentar alergias. Além desses pontos negativos, o ar condicionado de janela necessita de um buraco na parede e que perto dela tenha uma tomada. O modelo split você precisa chamar um profissional para instalá-lo, e vai gastar mais uma boa graninha. Já o portátil, que promete ser a solução dos problemas anda recebendo algumas reclamações, pois é preciso ter uma janela por perto (o que já dificulta a mobilidade do aparelho). Geralmente o tubo que manda o ar quente, e que é necessário ser colocado na janela, é um tanto quanto desajeitado, feio e ocupa espaço.

Existem três outras alternativas para quem não está podendo gastar ou prefere uma solução mais prática do que o ar condicionado (lembrando mais uma vez que esse prático não quer dizer mais eficiente). São elas: o climatizador e umidificador de ar, o circulador de ar e o ventilador.

1. Climatizadores

Os climatizadores de ambiente servem para refrescar a sala, diminuindo de dois a cinco graus a temperatura do local. Uma das principais funcionalidades dos climatizadores é umidificar o ar, refrescando-o um pouco mais que um ventilador. Há um compartimento onde se coloca água gelada e gelo. Uma vantagem é o preço, que fica mais ou menos na faixa de R$350 a R$700,00. Alguns climatizadores apresentam ao mesmo tempo função umidificadora e ionizadora do ar. É a melhor opção para quem sofre de rinite alérgica e problemas de respiração. Em geral é bem silencioso porque o motor não é potente. Gasta em média 5% do que gasta um ar-condicionado, o gasto é parecido com o de uma lâmpada de 100w. Confira diversos modelos de climatizadores aqui no Walmart.

Veja 10 coisas que você deve saber antes de sair procurando pelos melhores climatizadores para comprar.

 

2. Circuladores de ar

Ele refresca e espalha o vento de maneira uniforme no ambiente. Seus movimentos circulares, fazem com que uma área muito maior que a que um ventilador consegue alcançar seja atingida. É indicado para cômodos grandes e com mais frequência de pessoas, como salas. Outra função dos circuladores de ar, é que eles fazem uma “renovação” do ar geral do ambiente, tirando aquela impressão de abafado (isso explica aquele hábito de colocar o circulador na janela). Por não fazer vento forte, ele pode não dar conta caso esteja muito calor e tenha muitas pessoas ao mesmo tempo no ambiente.


3. Ventiladores

Os ventiladores podem ser encontrados nos mais diversos tamanhos, designs e preços. São produzidos em modelos de teto, de parede e portáteis que podem ser colocados sobre superfícies. A maior diferença está no alcance e direção do vento.


Ventilador de teto - O melhor para refrescar um ambiente. O ventilador de teto é maior e mais eficiente, mas como é fixo, não pode ser levado para outros lugares. Devido ao seu alcance profundo e uniforme, é indicado para espaços de médio e grande porte.


Ventilador de parede - Esse modelo é o ideal parar arejar ambientes bem grandes, e pode ser instalado mais de um para um melhor desempenho. Ele é totalmente regulável na horizontal e possui várias opções de velocidade.


Ventilador Portátil - O ventilador de chão pode ser levado para qualquer lugar e direcionado aonde for preciso. Os modelos portáteis refrescam uma área de cerca de 12 metros quadrados.

Você encontra circuladores e de ar e vetiladores aqui no Extra e também aqui nas Americanas.



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

até 0.25% de volta
até 0.25% de volta
até 0.5% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados