Tipos de panelas para sua cozinha
Post por: Isabela Barta on 17/03/2015
Categoria: Casa
Tags: compras online
tipos de panelas
 

Existem diversos tipos de panelas, de ferro, inox, alumínio, barro, cerâmica, antiaderente, cobre e daí por diante. Com a evolução da tecnologia, panelas de outros tipos de materiais como o titânio, começaram a ser produzidas. Diante de tantas opções fica difícil escolher qual é a melhor e mais ideal para a sua cozinha. É importante ressaltar que não existe a melhor panela, mas sim a mais indicada para o tipo de alimento a se cozinhar e também pelas suas necessidades diárias. Selecionamos alguns modelos e falamos um pouco das vantagens, desvantagens e para qual situação cada modelo de panela é melhor, confira:

ANTIADERENTE

Panelas antiaderentes

Por usar menos óleo, essa panela acaba deixando a comida mais saudável. É recomendável usa-la em fogo baixo, para que ela não solte resíduos. Segundo especialistas ela é feita de politetrafluoretileno, um material que pode causar danos a saúde. Evite também contato com utensílios de metal. Indicada para o preparo de bifes e frangos sem a adição de óleo.

PANELAS DE ALUMÍNIO

Panelas de alumínio

Essas panelas são práticas pois são leves. Elas distribuem bem o calor. Alimentos com muitas acidez ou sal devem ser evitados serem preparados nelas, pois fazem com que resíduos que fazem mal a saúde desprendam da panela. O indicado é tirar os alimentos ainda quentes de panelas produzidas com esse material. São ótimas para preparar doces e douram carnes com facilidade. Confira aqui no Submarino panelas antiaderentes e de aluminio.

INOX

Panelas de Inox

O material desse tipo de panela é muito resistente e a grande vantagem é que ele não oxida. Distribui o calor por igual em sua superfície. Ao longo do tempo elas podem começar a escurecer e a soltar o níquel, uma substância super tóxica. Não são boas para frituras, pois aquecem muito rápido, porém, são ótimas para preparar cozidos, caldos, refogados, cozinhar massas e molhos. Panelas de inox você encontra aqui no Shoptime.

PANELA DE COBRE

Panelas de cobre

São excelentes condutoras de calor, esquentando por igual e esfriando rapidamente. Com ela, você tem total controle do tempo de cozimento, sem pontos isolados. A desvantagem é que o sal ou alimentos ácidos como tomate e vinagre fazem com que o cobre se desprenda da panela passando para a comida. São caras e pesadas, porém, duram por gerações. São ótimas para o preparo de doces. Existem os modelos revestidas com aço inoxidável ( que são usadas por chefs de cozinha) que são usadas no preparo de diversos pratos, mas são ainda mais caras.
http://lista.mercadolivre.com.br/panelas-cobre

PANELA DE CERÂMICA

Panelas de cerâmica

Se bem cuidadas elas são bastante duráveis, além de serem fáceis de limpar e antiaderentes. A desvantagem é que elas podem lascar facilmente e demoram muito para esquentar. São ótimas para longos cozimentos e por serem produzidas com material natural não liberam metais nos alimentos. Porém, é preciso ficar atento quanto ao selo de qualidade que garante o não uso de compostos de chumbo na composição. Veja modelos de panelas de cerâmica aqui no Walmart. 

PANELA DE BARRO

Panela de barro

Além de cozinhar, decoram a mesa em dias de festas. Elas são muito pesadas e não são práticas no dia a dia. Possui superfície porosa, o que ajuda na retenção de resíduos que estimula bactérias. Não pode ser lavada ainda quente, pois pode rachar, e o ideal é usar detergentes neutros. É perfeita para o preparo de moquecas, caldo e ensopados.
http://lista.mercadolivre.com.br/cozinha-panelas-churrasqueiras/conjunto-de-panelas/outros/panela-de-barro

PANELAS DE TITÂNIO

Panelas de titânio

Metal muito leve e resistente, a principal vantagem é que ela não solta resíduos na comida. Altamente durável, ela poderá ser passada de geração para geração. Pelo fato do titânio ser muito caro, muitas panelas são feitas com base de alumínio e com apenas uma camada do metal. A fina película é antiaderente e não muito resistente, podendo se soltar com o tempo. Ela quase não exige óleo no preparo de alimentos fritos e é ótima também para grelhar. Clique aqui no Mercado Livre e digite ''Panelas de titânio'' na barra de busca. 

PANELAS DE VIDRO TEMPERADO

Panelas de vidro

Não pegam gosto e nem cheiro e são fáceis de limpar. Também não soltam nenhum tipo de metal pois são completamente inócuas. A principal desvantagem é que são muito frágeis, podendo quebrar facilmente. É muito boa para o preparo de refogados e arroz. Encontre aqui no Mercado Livre esse modelo d epanela, digite ''Panelas de vidro'' na barra de busca. 

PANELA DE FERRO FUNDIDO

Panelas de ferro

Geralmente são esteticamente muito bonitas, conservam a temperatura e conduzem o calor de forma uniforme. São muito pesadas e por isso não são praticas no dia a dia, as esmaltadas lascam com facilidade. Elas ficam muito quentes, por isso as mais indicadas são as com cabo de madeira. Não podem ser guardadas molhadas, pois enferrujam. Ideal para cozidos de longa duração. Clique aqui e confira modelos de panelas de ferro no Shoptime.



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

até 0.25% de volta
até 0.25% de volta
até 0.25% de volta
até 0.5% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados