Como fazer brinquedos recicláveis com papelão para as crianças
Post por: Aline Alcantara on 06/03/2014
Categoria: Crianças
Tags: educação, acessórios de bebê, brinquedos
Brinquedos feitos com caixa de papelão
 

As pessoas costumam dizer que as crianças preferem brincar com as caixas em que os brinquedos vêm ao invés do conteúdo. Posso afirmar que na minha infância de vez em quando isso acontecia. Lembra das caixonas de bicicletas?! Elas eram enormes e tão legais... E as caixas de refrigeradores então! Para as crianças que adoram usar sua imaginação para jogar e criar aventuras, a caixa de papelão é divertidíssima. Então em vez de comprar novos brinquedos, por que não pegar algumas caixas de papelão e materiais de artesanato?!

Além das caixas grandes que vem protegendo eletrônicos e eletrodomésticos, as caixas de sapato e até mesmo caixas de cereais vazias também podem ser usadas para fazer coisas bacanas com seus filhos. Aposto que vocês vão se divertir muito juntos enquanto fazem o novo brinquedo.

O papelão pode ser cortado e dobrado de inúmeras formas e acabar se transformando em casas de brinquedo, castelos, carros, barcos, tapetes de jogos, mini- cidades, ou qualquer outra coisa que você possa pensar. Esse material além de versátil está por toda parte, nos produtos que compramos ou podemos pedir,  por exemplo, nos supermercados. Coloque a mão na massa com as crianças e divirtam-se!

 

OS BRINQUEDOS ANTIGOS MAIS LEGAIS E QUE SÃO VENDIDOS ATÉ HOJE

 

Banjo de papelão

A música é poderosa e apenas algumas notas podem alegrar o espírito do seu pequeno. O rádio toca uma música empolgante, e aposto que as crianças na sua casa começam a dançar. Quando se é pequeno “fazer” sua própria música intensifica a alegria, e seu filho (ou sobrinho, filho de amigo, etc) não precisa de um instrumento de verdade para fazê-lo. Um banjo de papelão incentivará e ativará a criatividade dos pequenos! Então, por que ficar quieto quando há tanta música no mundo?!

O que você vai precisar:

Caixa de sapato

Elástico

Um tudo de papelão

Cola quente

Tesoura ou estilete

Lápis

Tinta opcional (caso você queira pintá-lo igual ao da foto)

Como fazer:

Use um copo para traçar um círculo sobre a tampa de uma caixa de sapatos, um adulto deve cortar o círculo com um estilete ou uma tesoura.

Traçar outro círculo em torno em uma das extremidades da caixa de sapato, cortar e colocar o tubo pelo buraco para então fazer o pescoço do banjo

As cordas são de elásticos grandes (de a volta com o elástico no comprimento da caixa, assim ele (o elástico) ajudará a fixar a caixa de papelão, mas você pode colá-la com a cola quente.

Coloque dois lápis por debaixo do elástico, (veja na foto qual posição eles devem ser colocados) sem eles, seu banjo não vai funcionar.

Elásticos de diferentes comprimentos e larguras darão notas diferentes a seu instrumento.

 

Trenzinho

Apesar de dar um trabalhinho, esse é um ótimo brinquedo para fazer junto com o seu filho (a), pois além de ele se esbaldar de brincar depois, se diverte também fazendo o brinquedo. Vamos lá:

O que você vai precisar:

Papelão

Papel cartão

Furador de papel

Fita crepe

1 tubo de papel toalha

Espeto de madeira para churrasco

1 xícara de chá de 100 gramas

1 carretel de linha

1 tampa de creme dental

1 caixa de bombons de 400 gramas

Colchetes número 3

Tinta guache (ufa!).

Como fazer:

Passo 1, 2 e 3

           Passo 1 trenzinho de papelãoPasso 2 trenzinho de papelão

Primeiro recorte no papelão a base da locomotiva e os dois suportes. Faça dois furos em cada suporte, nos pontos indicados. Copie e recorte um engate no papel-cartão e fure uma das pontas com o furador. Prenda com fita crepe o engate em uma lateral da base, com o furo para fora. 

Depois com o rolo de papel-toalha, trace oito rodas no papelão, recorte-as e fure-as no centro. Corte quatro varetas com 8 centímetros. 

Passo 3 trenzinho de papelão

Com fita crepe, cole dois suportes na base. Passe as varetas pelos furos dos suportes e encaixe as rodas. Coloque cola nas pontas e deixe secar.

Passo 4 e 5

           Passo 4 trenzinho d epapelãoPasso 5 trenzinho de papelão

Copie o molde do para-choque e do telhado. Recorte o para-choque e prenda-o com fita crepe na base. 

Feche a caixa de chá com fita crepe e cole o telhado sobre a tampa. Cole a cabine sobre a base. Depois corte o tubo de papel- toalha. Faça um furo na parte de cima, encaixe ali o carretel e cole. Recorte mais um círculo de papelão. Cole a tampa de creme dental no meio dele e cole-o na frente do tubo. Cole essa parte sobre a base e deixe secar bem.

Passo 6 e 7

           Passo 6 trenzinho de pepelãoPasso 7 trenzinho de papelão

Para fazer um vagão, feche a caixa de bombons com fita crepe. Copie o molde do telhado em papelão e recorte. Vire a caixa de bombons de lado e cole o telhado. 

Faça outra base, outras rodas e recorte dois engates iguais aos da locomotiva, seguindo as indicações dos passos 1, 2 e 3 das imagens anteriores. Cole os dois engates na base e a caixa com o telhado sobre a base pronta.

Pronto! Agora é só fazer quantos vagões quiser e usar os colchetes para engatá-los. Feito isso, pinte a locomotiva e os vagões de branco e depois de bem seco desenhe as janelas e os detalhes tudo com tinta bem colorida! Agora é só se divertir muito.

Fogão

Para fazer esse fogão é muito fácil, a caixa de papelão pode ser de qualquer tamanho, se for pequena você pode fazer um fogãozinho para as bonecas da sua filha, já se for grande pode fazer esse eletrodoméstico em um tamanho real para ela.

Serão necessárias tintas coloridas (pode ser guache), para desenhar os bocais do fogão (que podem também serem feitos com 4 CDs velhos, é só cola-los), a boca do forno e os botões de ‘’acender’’ o fogão. Tesoura para fazer as aberturas como indicado na foto e cola quente caso queira colar a grelha do forno para dar mais estabilidade e não cair quando a criança colocar algo para ‘’assar’’.

Do resto, vale colocar a imaginação para funcionar e aí é só observar a diversão da criançada.

Confira abaixo um vídeo ensinando a fazer fogão, geladeira e pia com papelão:

 

Caminhão de papelão

Confira no vídeo abaixo o passo a passo para fazer um caminhão utilizando papelão:

 

Pebolim de papelão

Veja o vídeo abaixo e aprenda a fazer um jogo de pebolim de forma pratica e fácil com papelão:

 

Agora é só se divertir fazendo esses brinquedos criativos e sustentáveis e bóra curtir a alegria da criançada!

Conheça aqui nossos parceiros que vendem roupas, brinquedos, materiais escolares e muito mais para crianças. Com as melhores ofertas e dinheiro de volta!



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

1% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados