Black Friday 2015: expectativas e dicas contra fraudes
Post por: Isabela Barta on 28/10/2015
Categoria: Ecommerce
Tags: internet, compras online
black friday
 

A Black Friday 2015 acontece no próximo dia 27 e a expectativa é que as vendas cresçam em 20% em relação ao ano passado, do qual o faturamento ficou em em torno de R$ 1,16 bilhão segundo o Buscapé. As categorias que devem ser mais vendidas são eletrônicos, informática, eletrodomésticos e moda.

A pesquisa realizada pelo Buscapé também revelou que 45% dos entrevistados pretendem antecipar as compras do natal aproveitando as ofertas do evento. Por isso, a expectativa é que algumas lojas comecem a oferecer descontos já no inicio de novembro. Entre os entrevistados 81% afirmaram que pretendem comprar algum produto durante a Black Friday, o que faz com que as lojas online invistam ainda mais na edição de 2015.

Chamado de black fraude e tudo pela metade do dobro em outros anos, pelo fato de algumas lojas tentarem maquiar os preços, separamos algumas dicas que podem ajudar você a não ser enganado durante o evento:

Fique atento as lojas que você nunca tinha visto e que nunca ouviu falar, essa é uma grande oportunidade para empresas picaretas levarem vantagem. Fique atento a URL e ao nome da loja. Mauricio Vargas, CEO do ReclameAQUI cita um caso de uma empresa chamada “Pernas Bacanas” que usou as cores da rede Pernambucanas, e acabou levando várias pessoas a comprarem seus produtos como se fossem a verdadeira loja.

É muito importante que o consumidor pesquise bastante e fique atento antes de efetuar a compra. O site de reclamações não poderá ajudar caso o consumidor compre em uma empresa fraudulenta, porém, a organização trará avisos para deixar os consumidores em alerta sobre questões como essa.

O Reclame Aqui também desenvolveu um selo de confiabilidade, o certificado é dado as empresas com bons índices de atendimento. Segundo Vargas, o site irá realizar um acompanhamento das vendas, e caso a empresa cometa penalidades como a alteração de preços, o consumidor será informado, e a loja pode até perde o selo durante o evento.

Desconfie de emails de lojas das quais você nunca se cadastrou, alguns golpes visam gravar o seu número do cartão de crédito para cloná-lo posteriormente. Consulte sempre o número do CNPJ do site, endereço físico e telefone para contato, obrigatório no comércio virtual. Na dúvida consulte o nome do site no Google e analise a opinião de outros consumidores.

Comece já a pesquisar os produtos que tem interesse, e vá acompanhando os valores diariamente. No dia do evento você poderá comparar e ver se realmente o desconto é real.



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

Nenhum resultado encontrado.

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados