Como identificar um e-commerce seguro
Post por: Aline Alcantara on 26/06/2014
Categoria: Ecommerce
Tags: internet, compras online
e-commerce seguro
 

Não tem jeito, sempre que vamos comprar pela internet bate a dúvida se aquele site realmente existe, se é seguro e confiável quanto aos nossos dados cadastrais e de cartão de crédito, e daí por diante. Comprar em lojas virtuais é realmente muito vantajoso, pois muitas oferecem cupom de desconto e fazem promoções especiais. Descontos esses que você não encontra nas lojas físicas, isso porque as empresa gastam muito menos para manter uma loja na internet. Fizemos abaixo uma lista de precauções a serem tomadas antes de efetuar a sua compra em qualquer loja online. Confira:

 - O primeiro passo ao acessar um site de compras é prestar atenção quanto ao HTTPS, a presença da letra S após o ‘http’ indica que a página é protegida por sistemas de segurança. É importante ficar atento principalmente nas áreas que exigem dados confidenciais, geralmente do login até a efetuação de pagamento. Caso o S não apareça na hora de pagar pela mercadoria, não finalize a compra.

- Uma das primeiras coisas a se fazer caso você esteja com uma pulga atrás da orelha é ver se a loja realmente existe. Para isso é possível consultar junto a Receita Federal o cadastro nacional de pessoas jurídicas, verificando a situação cadastral da empresa.

 - Verifique também se a loja possui selos e certificados de segurança para manter a privacidade dos seus dados. Geralmente você encontra esses selos no rodapé da página da loja. Veja se ela possui um ícone em formato de cadeado na barra de endereço do seu navegador. Não deixe de clicar sobre os selos para ver as informações do que é cada certificado.  

alguns selos de segurança na internet

 - Faça uma pesquisa no site do Reclame Aqui ou no Procon e veja a reputação daquela loja e o que os outros consumidores estão falando sobre ela. Geralmente existe um espaço reservado em cada loja online onde quem comprou pode deixar seus comentários. Confira aqui um artigo sobre o aplicativo do Reclame Aqui e alguns direitos do consumidor.

- É bacana se atentar quanto as políticas de troca da loja, assim como as informações sobre as empresa. Você encontra na grande maioria das lojas um ícone chamado ‘Sobre nós’, lá você pode ver a quanto tempo ela está no mercado, se possui lojas físicas, grupos da qual faz parte, etc.

- Se a empresa é honesta e comprometida, com certeza a sua opinião faz toda a diferença. Por isso, verifique se a loja disponibiliza o serviço de atendimento ao consumidor ou algum outro canal de comunicação como redes sociais, email, telefone ou chat. Quanto mais canais ela tiver, melhor. Não deixe de aproveitar esse espaço para tirar todas as suas dúvidas, como formas de pagamento, prazos, trocas, desistência, antes de efetuar a compra.

Conheça aqui todas as lojas parceiras do Cashola, e além de cupom de desconto e promoções especiais, receba também parte do dinheiro que gastou na compra de volta na sua conta.

 

 



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

5% de volta
até 0.25% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados