Como utilizar cupons de desconto na sua loja
Post por: Aline Alcântara on 09/03/2017
Categoria: Ecommerce
Tags: internet, compras online
 

Muitos e-commerces querem entrar no mundo dos cupons de desconto mas não sabem por onde começar, como criar uma estratégia para atrair novos clientes ou fidelizar quem já comprou no site através dos cupons.

Todos os tipos de empresas podem usar cupons de desconto em seu benefício, basta oferecer uma condição mais atrativa para um cliente em potencial sem perder sua margem de lucro. Aqui no Cashola nós acreditamos demais em cupons e no potencial que eles tem para fidelizar clientes e alavancar vendas.

A prática de cuponagem, que é bastante comum nos Estados Unidos, vem tomando força também aqui no Brasil. Se antigamente recortávamos vouchers em revistas, jornais, etc, hoje temos códigos que podem ser inseridos em um campo especifico no site de compra e ganhamos o desconto no carrinho. Para ecommerces é muito simples integrar essa funcionalidade, dependendo da linguagem em que o site foi construído.

Confira a seguir dicas de como usar o cupom de uma maneira estratégica no seu negócio online e de uma forma que seja interessante para o cliente e rentável para a sua loja:

Cupons por categorias e produtos

O caso mais comum é o lojista disponibilizar um único cupom que vale para compra na loja toda.  Essa prática pode sim ser adotada, mas é bom saber que não é única forma de se trabalhar com os cupons de desconto. É legal  criar cupons por tipo de categoria do site, assim é possível trabalhar com uma margem de acordo com a linha de cada produto, não comprometendo a rentabilidade da venda. Também é possível dar descontos melhores e mais altos nesse caso. O cupom também pode ser usado para dar desconto em produtos específicos, como por exemplo: válido somente para vestidos ou TVs. Outra dica é não criar cupons para produtos que tem boa saída , não queime cupom em produtos que o cliente já compraria normalmente.

Aumentar o valor da compra de cada cliente

É interessante trabalhar com cupons que possuam valor mínimo de compra, por exemplo: 10% de desconto em compras acima de R$200. Assim você estimula o cliente a comprar mais alguma coisa que ele talvez não compraria para poder utilizar o cupom.

Mais vendas nos finais de semana e feriados

Crie cupons especiais para os finais de semana e feriados e aumente suas vendas nesses períodos que costumam ser mais fracos. Seja criativo no nome do cupom e mostre que é válido somente naquele período. Não repita os cupons, procure sempre oferecer cupons com ofertas diferenciadas. Se o cliente vê o mesmo cupom toda hora, ele perde a sua urgência.

Como divulgar o cupom de desconto

Faça e-mail marketing com sua lista de clientes e envie o código do cupom no corpo do email. Explique para qual categoria é válido aquele cupom, ou se é aceito no site todo, também insira a data de validade do desconto. Crie banners e coloque o código do cupom na arte, divulgue na home da sua loja, divulgue também nas mídias sociais da loja e quando possível faça parceria com blogueiros para que eles também divulguem o cupom especial.

Cupons especiais para parceiros

Através do sistema de Afiliados é possível distribuir esses cupons para sites de descontos, cashback e blogues que trabalham com o seu nicho de vendas. Assim esses canais distribuem o cupom de desconto para o público deles. Você pode definir uma data limite e também a quantidade de uso do código promocional (tanto por cliente, quanto no total). O afiliado ganha uma comissão das vendas que ele efetuar, o que incentiva eles a promoverem mais e mais as ofertas e sua loja ganha novos clientes.

Cupom ajudando na decisão do cliente

O cupom de desconto ajuda o cliente a tomar uma decisão mais rápida e fechar a compra. Os códigos promocionais também são ótimos para lojas que tem bastante concorrentes. Um desconto de 10% pode ser decisivo para que o cliente escolha sua loja ao invés da concorrência.

Cuidados

É muito importante que você se certifique que o cupom está funcionando sempre antes de divulgá-lo, que as regras do cupom sejam claríssimas e que informe os parceiros quando ele for desativado se for antes da data de expiração prevista. É muito frustrante tanto para consumidores quando para os afiliados quando cupons simplesmente param de funcionar, e isso acaba tendo um efeito negativo na imagem do seu ecommerce.

Outra prática comum de lojistas é embutir no preço do produto o desconto que o cupom vai dar depois, o que não é exatamente ilegal, mas é uma prática repudiada por consumidores, que se sentem enganados. Lembre-se que a internet tem um mundo de informações e os clientes estão muito bem informados e pesquisam bastante antes de comprar. Tentar tapear o cliente pode funcionar no curto prazo, mas é sempre uma estratégia ruim no longo prazo.



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