E-commerce: A busca por diferenciais para lidar com a concorrência
Post por: Aline Alcântara on 07/03/2017
Categoria: Ecommerce
Tags: internet, compras online
e-commerce
 

Segundo pesquisa do Sebrae, 60% das lojas virtuais fecham com menos de um ano de existência. Ao mesmo tempo, o Brasil figura entre os 10 melhores mercados mundiais de e-commerce, sendo o único da América Latina que encabeça o ranking. A previsão é de que até 2018 esse mercado cresça em dois dígitos aqui no Brasil.

Por quê então um número tão alto de lojas fecha nessa área que está em constante crescimento?

A grande maioria delas acabam fechando por total falta de conhecimento sobre o mercado eletrônico e também por causa do despreparo das pessoas quanto a administração e  gerenciamento da loja. Muitos empreendedores subestimam esse mercado e não se preparam adequadamente antes de abrir um negócio virtual.

Com o crescimento do mercado, cresce também a concorrência, e é nessa hora que sobrevive e se dá melhor quem possui diferenciais relevantes, como preço mais baixo que os competidores ou bom atendimento ao cliente. É preciso estar atento quanto as ferramentas de e-commerce necessárias, pois o desconhecimento leva a gastos elevados, o que aumenta os custos operacionais e até perda de competitividade.

É preciso escolher um nicho e trabalhar de forma segmentada em cima dele, abrir uma loja que vende tudo é um erro muito comum. Para o pequeno e médio empresário isso não funciona. É melhor buscar excelência em um segmento pequeno. Assim você evita a competição com grandes redes, ou seja, procure sempre um mercado que não é tão interessante para eles.

Lembre-se que um pequenina fatia do mercado na internet representa milhões de potenciais consumidores. Optar por uma solução improvisada quanto a plataforma de e-commerce e o serviço de otimização definitivamente não é uma boa ideia. Ter a ferramenta e serviço adequado é essencial para o crescimento da loja, ainda mais em um segmento que vem ganhando cada vez mais profissionalismo.

Não adianta ter só preços competitivos e ótimos produtos, também é preciso fazer marketing digital, otimização em ferramentas de busca e monitoramento de tráfego. De nada vale ter um loja espetacular se as pessoas não conseguirem achá-la. Saiba que anúncios em sites de comparação de preço, parceria com sites e blogues especializados, promoções e cupons de desconto (falamos sobre como utilizar cupons de desconto aqui), presença atuante nas redes sociais com uma linguagem diferenciada, fazem toda a diferença.

Esteja sempre atento as mudanças de tendência na internet, pois novas formas de interação e tecnologias surgem a todo momento, mas nem todas elas são boas para o seu negócio. Faça mudanças constantes e adapte seu negócio as novas tendências que forem relevantes. As modificações são sempre necessárias, e assim você também sai na frente.  O comportamento do consumidor é influenciado todos os dias pelos novos dispositivos e pela mídia. Você tem que estar ciente disso para o sucesso da sua loja virtual.



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