Marketing de afiliados, como funciona e as vantagens para o seu e-commerce
Post por: Aline Alcântara on 07/03/2017
Categoria: Ecommerce
Tags: internet, compras online
marketing de afiliados
 

O Marketing de Afiliados ajuda a aumentar as vendas da sua loja virtual através de publicidade online feita por editores de conteúdos, blogueiros, redatores de sites especializados, moderadores de fóruns, grupos e afins. Em troca eles recebem uma comissão por cada venda gerada na sua loja vinda do link rastreado usado no conteúdo - existem outros formatos de divulgação também, que falaremos mais abaixo, mas este é o CPA, ou Custo por Ação.

Esse sistema ganhou fama nos Estados Unidos, depois que a Amazon.com começou a disponibilizar esse recurso. A partir daí o web marketing vem em constante crescimento, inclusive aqui no Brasil. Ele também é chamado de marketing de performance, pois o afiliado só recebe quando atinge o objetivo definido pelo anunciante, seja ele mil visualizações (CPM), um clique (CPC), uma venda (CPA) ou um cadastro (CPL).

 

Quem é quem no marketing de afiliados:

Os afiliados: São como representantes comerciais online, que recebem comissões ao atingir aqueles objetivos descritos acima. O Cashola é um afiliado que trabalha com comissão por vendas (CPA), ou seja, só recebe quando o usuário compra no ecommerce indicado por nós e dividimos essa comissão com o usuário na forma de cashback. Afiliados podem ser sites de ofertas, blogs, comparadores de preços, páginas em redes sociais, divulgação por email, banners e vários outros formatos. São basicamente pessoas que divulgam os produtos de ecommerces e recebem comissões por isso.

Os anunciantes: São os e-commerces que possuem programas de afiliados, ou seja, que trabalham com afiliados para divulgar seus produtos e serviços em um ou vários formatos daqueles descritos acima.

A rede de afiliados: Faz o meio de campo entre os afiliados e os anunciantes, desenvolvendo soluções em tecnologia para facilitar a comunicação dos sistemas, cuidam de contratos e pagamentos, negociam ofertas, cupons, comissões, etc para que o afiliado não tenha que lidar diretamente com cada anunciante com o qual trabalha e vice versa.

O marketing de performance é uma importante estratégia para aumentar o tráfego na sua loja virtual e, claro, impulsionar as vendas.  Esse tipo de parceria traz uma grande exposição da sua marca e produtos em uma grande quantidade de sites e blogs, também subindo o seu ranking de linkagem no Google.

Através das redes de afiliados, também é possível criar cupons de desconto e promoções especiais para os parceiros divulgarem. O anunciante também decide junto com as redes a porcentagem da comissão que será paga aos afiliados e por quais ações.

Outra vantagem é que você economiza na compra de anúncios na internet, pois terá muitos blogueiros fazendo conteúdo sobre seus produtos em troca da comissão por resultado. Ou seja, a estratégia do afiliado não funcionou, você não paga.

Para fazer parte das redes de afiliados,  é muito importante que seu site esteja bem estruturado e com conversão otimizada, que o ambiente seja seguro e que tenha disponível várias formas de pagamento. Os afiliados pesquisam o seu site antes de pegar a sua campanha, e se você tiver problemas graves de conversão nenhum afiliado vai querer rodar a campanha.

É interessante ressaltar que o programa de marketing de afiliados pode ajudar muito em diversas fases do seu negócio na internet. Ele surgiu como um facilitador para aproximar as lojas dos desenvolvedores de conteúdo e formadores de opinião do mundo virtual. Tanto para o afiliado quanto para o anunciante é importante essa conexão, pois poupa tempo e esforço, economiza trabalho e faz com que ambos os lados consigam desenvolver melhor a expansão dos seus negócios. Nossas redes de afiliados preferidas pela qualidade do trabalho são a Lomadee e a Zanox.

Veja abaixo em detalhes os formatos de divulgação:

CPC significa Custo por Clique, ou seja, você paga apenas quando seu anúncio receber um clique. O Google Adwords trabalha principalmente com esse modelo. A principal vantagem do CPC é apresentar o número exato de pessoas que clicaram no seu anúncio. Agora se essa pessoa vai converter em uma venda ou um cadastro mais pra frente são outros quinhentos... É muito importante que a sua campanha tenha continuidade, não adianta prometer mundos e fundos no anúncia e o potencial cliente chegar na página e não ser nada daquilo.

CPM significa Custo Por Mil Impressões, e é muito popular em campanhas com blogs e portais de notícias. Nesses casos, são oferecidos espaços nas páginas dos afiliados para a publicação de banners. Quanto mais nobres esses espaços e quanto maiores os banners, mais caro o CPM. Esse tipo de campanha funciona bem como reforço da marca (branding), mas nem sempre se traduz em vendas diretas.

CPA significa Custo Por Ação, ou seja, o anunciante pagará para o afiliado apenas quando o objetivo da campanha for alcançado, seja ele uma venda, a visualização de um vídeo ou qualquer outra meta baseada numa ação concreta. Esse é o formato mais caro de divulgação pois é também o resultado mais difícil de atingir, mas se a empresa tem margens altas em seus produtos ou contam com clientes de longa vida útil, vale muito a pena.

CPL significa Custo por Lead, ou seja, um cadastro. Esse tipo de campanha é para empresas obterem novos clientes, e quando mais campos tiver o formulário e quanto mais rentável o seu produto for, mais alto o custo do lead. Vale a pena se você tiver um bom funil de conversão desse cliente mais pra frente. Muitas empresas adquirem o lead e o deixam esfriar, o que perde o sentido do investimento.

 



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

Nenhum resultado encontrado.

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados