O que são Marketplaces e como funcionam
Post por: Aline Alcântara on 07/03/2017
Categoria: Ecommerce
Tags: internet, compras online
marketplaces
 

Muitos empreendedores que querem criar um ecommerce acabam utilizando marketplaces pela praticidade. Os marketplaces são plataformas virtuais onde diversos vendedores oferecem seus produtos para uma infinidade de compradores em potencial. Nesse espaço são feitas todas as transações. Os modelos comerciais variam bastante, mas geralmente são focados em nichos específicos.

Em troca, o vendedor que anuncia seus produtos no marketplace paga uma comissão, por clique ou até um valor fixo por anúncio ou mensalidade para a plataforma. Por isso é importante fazer as contas antes de começar a trabalhar com um, para não sair no prejuízo com a margem de lucro.

As políticas e custos variam muito, você deve olhar qual se encaixa melhor com o seu negócio e seus produtos. As taxas, comissionamentos  e mensalidades podem mudar bastante de um espaço para o outro.

A diferença entre os marketplaces e as lojas virtuais é que a primeira reúne diversas lojas de diferentes donos e marcas no mesmo endereço virtual,  enquanto a segunda pertence a apenas um dono ou marca. No marketplace é possível encontrar o mesmo produto de vendedores e preços diferentes. O cliente tem maior poder de escolha e pode comprar os preços em um mesmo espaço.

A maior vantagem para o lojista de estar em um marketplace é a visibilidade, é mais fácil ser encontrado por possíveis compradores, já que passam um grande número de pessoas por dia pelo espaço virtual.  Os marketplaces estão ajudando os pequenos comerciantes online a nivelar seus negócios, pois oferecem acesso a uma base de clientes infinitamente grande e toda a infraestrutura necessária para vender online.

Já a desvantagem fica por conta da concorrência dentro do mesmo local, já que pode acontecer de ter outro vendedor oferecendo um produto idêntico ao seu - e as vezes com preços e condições melhores. Se você optar por também ter a loja virtual, então terá como desafio administrar dois lugares distintos e tomar muito cuidado com o estoque. Afinal vender duas vezes o mesmo produto e não ter como entregá-lo não é legal né?!

É importante estar atento às questões de atendimento ao consumidor, estoque, logística e divulgação da loja, pois são políticas individuais de cada vendedor, não fazendo parte das responsabilidades do marketplace.

Alguns Marketplaces:

AliExpress

Amazon

Extra

Mercado Livre

Rakuten

Solidarium

Submarino

Walmart

Enjoei



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

Nenhum resultado encontrado.

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados