Educação Financeira para Crianças
Post por: Deborah Taylor on 12/08/2013
Categoria: Economizar
educação financeira infantil
 

É muito importante que você ensine desde pequeno para seu filho como administrar o dinheiro, mostrando para ele quanto vale cada coisa, conversando sobre os preços dos produtos, como é necessário o esforço para poder comprar, e assim cultivar um futuro adulto financeiramente responsável.

Em um mundo onde as crianças crescem cada vez mais cercadas do conceito de que é importante ‘’ter’’ e não ‘’ser’’, é essencial que sejam educadas pelos pais com valores internos, que haja a conscientização de sustentabilidade e formação de hábitos saudáveis, e de que nada vem fácil, que é preciso trabalho, empenho e análise do que realmente é necessário se consumir.

Segundo especialistas, essa postura dos pais deve ser adotada a partir do momento em que as crianças começam a pedir para comprar algo para elas, isso acontece por volta dos dois anos e meio, e a partir daí a educação financeira deve ser gradual.

A mesada mensal ou semanal é uma forma de ensiná-los a valorizar o dinheiro (melhor do que dar presentes), incentivá-los gratificando as tarefas diárias, como arrumar o quarto, tirar o lixo da casa, entre outras, é uma boa também, isso os estimula. Explicar como poupar esse dinheiro para depois comprar algo que eles desejem e que lhes é necessário. assim eles vão assimilando o quanto foi demorado e o esforço que tiveram para comprar, por exemplo, aquele brinquedo dos sonhos. Ensine-o a fazer a conta: ele quer comprar algo que custa 50 reais, quanto terá que guardar por dia para comprar no fim do mês?

                                           o que pode-se comprar poupando dinheiro diariamente

 

Compre para o seu filho um cofrinho onde ele possa depositar o dinheiro da mesada. Essa é a primeira poupança que os pequenos irão administrar, e é importante que uma parte da mesada seja depositada ali. Acompanhe-o sempre de perto, faça cálculos com ele, e mostre as opções do que ele pode comprar, quanto custa, e quanto falta pra atingir seus objetivos, isso dará uma boa noção de como ele pode usar esse dinheiro ou continuar poupando.

  educação financeiracriança com cofrinho

                                        

Jogos de tabuleiro, como Jogo da Vida e Banco Imobiliário, são uma boa opção para se divertir e ensinar o seu filho como lidar com a vida financeira, aumentando as percepções quanto ao valor do dinheiro.

É primordial que haja esse diálogo com as crianças e que os pais passem o exemplo também. Quando comprar algo, explique para o seu filho o porquê comprou e o porquê foi necessário, e lógico o quanto custou. Mesmo que seja algo que você adquiriu porque queria, é importante explicar também, para que eles saibam a diferença das duas possibilidades. Assim, desde pequenos vão adquirindo o conhecimento sobre o caro e o barato, o querer e o necessário e percebendo que é preciso racionalidade para o consumo.

Para ler mais sobre o assunto, encontramos esses slides do poupancinho, escrito de uma forma dinâmica e simples, é ótimo para você explicar para o seu filho com se ter saúde financeira e os benefícios dela, veja aqui.

No vídeo abaixo você pode ver mais dicas da TV Dinheirama:

                                      

E para vocês pais, que querem poupar e ter uma vida financeira controlada, uma ótima opção é comprar pelo Cashola com cupons de desconto e cashbacks (parte do seu dinheiro de volta). Clique aqui e ache todos os produtos que você procura nas melhores lojas e com preços especiais. 

 

 



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

1% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados