Dicas de como estudar para o Enem 2014
Post por: Isabela Barta on 02/04/2014
Categoria: Educação
Tags: educação, cursos online
enem 2014
 

A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014 será realizada em duas edições, uma será em maio e a outra no mês de outubro. Será uma prova bem longa e por isso o candidato deve se preparar bastante para conseguir obter uma boa nota e se destacar entre os milhões de candidatos.

Para não dar aquele famoso “branco” (que sempre aparece do nada!), é preciso se organizar, fazer cronogramas e manter o foco para atingir o seu objetivo. Mas além de estudar feito um louco e devorar livros de matérias que mais parecem um pesadelo, é importante que você mantenha uma alimentação balanceada e tenha momentos de lazer.

Para que sua nota seja um sucesso separamos algumas dicas simples, porém que irão te ajudar muito. Insira elas no seu dia-a-dia e adquira um melhor aproveitamento nos estudos. Confira abaixo:

Treine a sua redação

redação Enem 2014

Treine bastante a sua redação, afinal essa é uma das principais e mais importantes partes da prova e também a que mais conta nota! O legal é você treinar várias dissertações com temas diversos, isso lhe ajudará a escrever mais rápido, tendo mais tempo para fazer as outras questões da prova. Uma dica bacana e importante é deixar de lado os vícios, como por exemplo, a escrita que usamos na internet. Evitar expressões e abreviaturas vai fazer com que você evite perder pontos, pois para os professores elas são consideradas como erros de português. Vá direto ao ponto! Você não deve deixar de lado sua criatividade, mas tome cuidado para não vagar demais sobre coisas que não são relevantes. Responda o que é perguntado no tema e seja simples. E por último, para se dar bem uma redação não precisa necessariamente ter termos rebuscados ou difíceis, precisa apenas ser coerente!

Faça exercícios físicos e se alimente bem

exercícios e alimentação ajudam no Enem

Lembre-se de que você não precisa estudar até o último minuto antes da prova e fazer exercícios físicos, se alimentar bem e dormir mais cedo na noite anterior também vão te ajudar nessa hora tão difícil. Embora muitos estudantes considerem perda de tempo, é muito importante fazer alguma atividade física, pois é bom para extravasar, aliviar a pressão, melhora a circulação de sangue e nutrientes por todos os órgãos, inclusive pelo cérebro, portanto é uma ótima ajuda para encarar a maratona que é fazer mais de um vestibular (se esse for o seu caso!). A alimentação também é de extrema importância! É fundamental que você faça uma ceia completa com frutas e cereais, pão ou torrada integral, sucos, leite, iogurtes, queijos brancos e ovo no café da manhã. Com o objetivo de manter a concentração de glicose plasmática constante é preciso se alimentar regularmente. O cérebro funciona à base desse nutriente, então não fique mais de 3 horas sem se alimentar. No entanto, não abuse da quantidade de alimento ingerido, pois excessos podem o deixar sonolento. . É indicado levar uma garrafinha de água para a prova, esse líquido reduz a fadiga e ajuda o cérebro a trabalhar. Não se esqueça também de levar alimentos que dêem energia para a prova. Frutas, água e um chocolate 70% cacau é super aconselhável. E lembre-se! Jamais vá fazer a prova de estômago vazio, mesmo que você seja do tipo que não consegue comer quando está ansioso, esforce-se para fazer ao menos uma refeição leve.

Faça o simulado do Enem

Enem simulado 2014

Uma dica simples, porém eficaz é que você faça o simulado do Enem. Fazendo esse teste você com certeza se familiarizará com as questões que caem na prova. O simulado serve para que você teste todos os seus conhecimentos e assim a possibilidade de você saber com maior precisão se está preparado ou não é maior. O simulado do Enem mede não somente seus conhecimentos, mas também como sua paciência e rapidez na hora de interpretar a pergunta, pois conta com questões contextuais nas quais você se depara muitas das vezes com a resposta na própria pergunta bastando simplesmente que você esteja atento. Ah! Não deixe de fazer simulados dos anos anteriores, com certeza isso fará toda a diferença na hora da prova.

Faça testes práticos

testes práticos para o ENEM

A melhor forma para você testar seus conhecimentos sobre as matérias estudadas é, por exemplo, fazendo simulados de matérias especificas, assim como os simulados do ENEM (como falamos acima). Os diversos formatos como os de questão de múltipla escolha, o preenchimento de lacunas, as questões dissertativas entre outras são técnicas infalíveis para você descobrir o seu nível de conhecimento. Quanto mais testes você fizer melhor. Uma dica é, repita sempre o teste quando não acertar uma questão (é importante só que você de um tempo, não faça logo em seguida). Isso ajuda na fixação do conteúdo.

Alguns sites como o Portal Educação disponibilizam cursos que te ajudam a se preparar para o ENEM de forma eficiente, clique aqui e confira.

Informe-se diariamente sobre acontecimentos do Brasil e do mundo

Preparação para o Enem esteja sempre informado

É importante sempre estar informado e atualizado sobre acontecimentos do Brasil e do mundo. A prova do Enem exige que você relacione seu conhecimento teórico com o prático. A melhor forma de acertar as questões sobre atualidades é se informando diariamente através de revista, jornais, telejornais e portais de noticia na internet. Além disso, esse é um grande passo também para fazer uma boa redação.

Reserve mais tempo para matérias que tem maior pontuação (principalmente as que você tem dificuldade).

É preciso diariamente separar mais tempo e energia em conteúdos que oferecem mais pontuação e que você tem maior dificuldade. Estude e depois elabore perguntas relevantes sobre as matérias e responda-as (perguntas que exijam que as repostas expliquem os’’ porquês’’ de um fato e o porquê isso é verdade, ajudam muito). Explique o conteúdo para si mesmo, fale em voz alta sobre a matéria estudada.

Alterne matérias que você tem facilidade com as que têm dificuldade

alternar matérias que tem facilidade com as que tem dificuldade

Como falado na dica acima, voltamos a frisar que é importante dar mais atenção para matérias que você tem dificuldade, porém não é bom que você fique somente nelas. Uma sugestão para você não desanimar, acabar se estressando e consequentemente perder o interesse no estudo, é alternar essas matérias que você tem dificuldade com as que têm facilidade. Quando as matérias são intercaladas e depois de um tempo você volta ao tema visto, sua memória de longo prazo é ativada o que força seu cérebro a lembrar do que não foi visto nos últimos minutos, e isso ajuda a fixar o conteúdo.

Otimize seu tempo e seja organizado

Otimize seu tempo e seja organizado

Em tempos de estudo é importante selecionar as atividades com cuidado, coloque sempre na balança o nível de importância e urgência. Analise os cursinhos e aulões que realmente são necessários assim como a carga horária, o tempo de deslocamento, etc. Sempre priorizando e organizando o seu tempo. Faça um cronograma com tempo para lazer e descanso, isso também é importante para restaurar as energias. O planejamento é essencial nessa fase e te ajudará a não cair em tentações e a usar melhor seu tempo. Aprenda a dizer não sempre que julgar necessário. Outra dica é, no horário de lazer, chame a turma para fazer mais programas culturais como ir a um museu ou ao teatro, por exemplo. Isso também estará ajudando nos seus estudos.

 

Assista ao vídeo abaixo sobre como fazer a inscrição para o Enem.

 

 

Bons estudos e um ótimo Enem :)

Veja aqui os parceiros do Cashola que oferecem cursos e empregos com dinheiro de volta!



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

Nenhum resultado encontrado.

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados