Dicas para se dar bem na entrevista de emprego
Post por: Deborah Taylor on 08/10/2013
Categoria: Educação
Tags: empregos
entrevista de emprego, vagas de emprego
 

Quando estamos à procura de um emprego e o telefone toca e do lado de lá é alguém querendo marcar uma entrevista ficamos muito felizes, porém ao desligar o telefone a euforia se transforma em ansiedade, muitas coisas passam na nossa cabeça quanto à entrevista, como me preparar? O que eles vão me perguntar? Será que estou apto para trabalhar nessa empresa? E daí por diante....

               ansiosa na entrevista de empregonervosismo antes da entrevista de emprego

O tempo que temos na entrevista para relatar os nossos talentos profissionais e convencer o recrutador é muito curto, por isso fizemos esse guia para você conferir algumas dicas essenciais para se der bem na entrevista:

Currículo Vitae

Clique aqui e confira algumas dicas que demos sobre como montar o seu CV da melhor forma possível. Ele é o fio condutor da entrevista, é através dele que a abordagem do entrevistador flui. Estruture o seu currículo, e enquanto estiver escrevendo reflita sobre a sua vida profissional e sobre cada atividade exercida em cada emprego. Tente deixar claro todas as funções e o que aprendeu com cada uma delas e divida por etapas todas as suas experiências, para facilitar o bate-papo com o recrutador. Na hora da entrevista é uma boa que você já esteja preparado para fazer a ligação entre os cargos exercidos com os eventos transcorridos.

Pesquisa de informações sobre a empresa e o cargo

É importante que na hora da entrevista você já saiba com o que a empresa trabalha e o que irá desenvolver no cargo, fica mais fácil responder o porquê quer trabalhar lá e quais são suas perspectivas quanto o desenvolvimento da empresa. Vale conversar com pessoas que já trabalharam onde você irá fazer a entrevista e também buscar informações sobre ela na internet (ufa ainda bem que hoje a internet facilita nossa vida).

Tópicos para a entrevista

Ensaie tópicos para a entrevista, imagine o que será perguntado, como por exemplo, se você foi demitido, eles perguntarão a razão, esteja preparado para ser o mais sincero e natural possível na hora da pressão e enfrente o seu nervosismo, manter a calma e ser objetivo e claro em suas respostas passará confiança para o entrevistador.

Seja pontual

A pontualidade é muito importante, ela passa um ar de responsabilidade e dá uma primeira boa impressão ao recrutador. Claro que, se você se atrasou por causa do transito ou alguma diversidade que aconteceu durante o trajeto conte o que aconteceu brevemente, de forma segura, relatando o fato mais honestamente possível.

              entrevista de emprego

Ouça atentamente o entrevistador

Preste atenção atentamente as perguntas e observações do entrevistador, responder de forma certa e demonstrando que você entendeu a pergunta gera pontos na hora da entrevista. Os candidatos podem colocar tudo a perder nesse momento. Caso não tenha entendido a pergunta, diga que não entendeu e peça para o entrevistador repeti-la, não responda sem ter certeza quanto ao que realmente ele quer saber. Não anote respostas em agenda, procure não ler enquanto responde o recrutador.

Mostre conhecimento sobre si mesmo

É primordial que você saiba falar sobre os seus pontos fortes e fracos. Inclua no dialogo o que você pode melhorar e o que busca para o seu futuro profissional, demonstre firmeza e objetividade sobre o que deseja profissionalmente. Não seja pego de surpresa, pense sobre o seu futuro e tudo que almeja antes da entrevista e reflita sobre suas fraquezas.

Demonstre seu talento em resolver os problemas do cargo

Demonstre estar atento às necessidades da empresa, e o que você pode oferecer para acrescentar no sucesso da mesma. Tente desenvolver uma conversa sobre o que a empresa está precisando no momento, mostre soluções para os problemas, é nessa etapa que você irá usar todas as informações colhidas durante a pesquisa.

Fale sobre o seu desenvolvimento profissional e seus objetivos

É nesse momento da entrevista que você falará sobre metas e resultados, mostre que você tem interesse em que a empresa cresça, para que te possibilite ampliar e desenvolver os seus conhecimentos profissionais. Fale sobre os valores que você gerou nas empresas em que trabalhou, além de abordar o aprendizado que você adquiriu. Inclua também suas experiências na faculdade, estágio, cursos e pós-graduação. Demonstre suas perspectivas pautadas em desafios. E aproveite para perguntar sobre promoções, novos projetos e as novidades de cada etapa na empresa. Além de demonstrar interesse você aproveita também para ver se o que a empresa tem a oferecer está de acordo também com as suas perspectivas.

Aproveite para anunciar o seu currículo aqui na Catho. As 1.000 melhores empresas do Brasil anunciam vagas lá, e só no ano passado 33 mil empresas anunciaram vagas e 184 mil candidatos foram contratados. Cadastre-se para experimentar grátis por uma semana e, se você resolver adquirir o plano, recebe dinheiro de volta pelo Cashola (o que é muito bom para quem está desempregado, qualquer dindin é bem vindo :) ) 

Boa Sorte!

 

 



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

Nenhum resultado encontrado.

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados