24 documentários incríveis que você deve assistir
Post por: Aline Alcantara on 16/05/2014
Categoria: Entretenimento
Tags: cinema, arte, internet, compras online
doc
 

Fizemos uma seleção especial dos melhores documentários segundo a galera da redação aqui do Cashola. E sabe o que é mais legal? É que a maioria deles você pode assistir através do Youtube no conforto do seu computador.

Veja abaixo 20 documentários nacionais e internacionais imperdíveis, e que, se você ainda não viu, vale a pena conferir!

Ah, e se tem algum doc que você acha demais, porém ficou de fora dessa lista, compartilhe com a gente ali embaixo nos comentários ;)

CONFIRA AQUI OS MELHORES FILMES PARA ASSISTIR ONLINE PELO YOUTUBE

O Sal da Terra

A trajetória fantástica de um dos maiores fotógrafos sociais do mundo é contada através de seus relatos, fotografias e também pela visão do seu filho. O documentário  apresenta o grandioso projeto ''Gênesis'', expedição que explora os lugares e povoados mais inóspitos do planeta, muitos deles nunca antes explorados Também mostra um pouco do Instituto Terra em Minas Gerais que foi fundado por Sebastião e sua mulher Lélia em 1998.

 

The Mask You Live In

 Esse documentário aborda o comportamento machista que está enraizado na nossa sociedade. Personagens homens contam como desde pequenos são condicionados a deixar os sentimentos de lado e estão  sempre escutando frases como ''seja homem'', ''isso não é coisa de homem'', ''não chore'', entre muitas outras, de outras figuras masculinas que os cercam. E como tudo isso traz rejeição a tudo o que é feminino e como está ligado diretamente ao aumento da violência contra a mulher.

 

Estamira

Esse documentário que foi dirigido por Marcos Prado conta a história de Estamira Gomes de Sousa. Uma mulher que sofria de distúrbios mentais e que passou a vida trabalhando no aterro sanitário do Jardim Gramacho. Na época o local recebia mais de oito mil toneladas de lixo diariamente da cidade do Rio de Janeiro. Com seu discurso poético em meio a frases sem sentido, Estamira fala sobre questões importantes e de interesse global. Esse doc. permite pensarmos sobre as loucuras escondidas dentro cada um de nós.

Lixo extraordinário

O documentário que concorreu ao Oscar em 2011 relata o trabalho do artista plástico Vik Muniz juntamente com catadores de materiais recicláveis no local que foi um dos maiores aterros do mundo, o Jardim Gramacho. Durante o filme é possível conhecer a história de pessoas que dependem do lixo para sobreviver e vêem suas vidas tomar novo fôlego ao ajudar transformar esse material em arte.  

Alimentos S/A

Indicado ao Oscar de melhor documentário de 2010, esse filme dirigido por Robert Kenner mostra o caminho reverso da cozinha. Focando no impacto da produção em massa que as grandes corporações norte americanas impõem aos pequenos produtores. E o resultado final são consumidores que não sabem da onde vem sua comida. Esse documentário é um dos mais indicados pelos integrantes da banda Pearl Jam.

 

Religulous

Documentário dirigido por Larry Charles e escrito e estrelado pelo comediante americano Bill Maher. O nome do filme é a junção das palavras em inglês ‘religião’ e ‘ridículo’. Bill viaja para inúmeros destinos religiosos entrevistando seguidores de diversas religiões e buscando respostas para diversas dúvidas pertinentes.

 

Muito além do peso

Esse documentário que foi lançado em 2012 é um debate sobre a alimentação das crianças e os efeitos das comunicações publicitárias de alimentos que são dirigidas a elas. Segundo o chef britânico Jamie Oliver ‘’esse é um filme obrigatório para qualquer pessoa que se importe com a saúde de nossas crianças’.

Nascidos em bordéis

A fotógrafa Zana Briski e o cineasta Ross Kauffman contam essa história diretamente de uma das regiões mais marginalizadas e pobres da Índia, a zona de prostituição Sonagashi em Calcutá. Lá eles iniciaram um workshop de fotografia com as crianças da região, e o resultado foi incrível. Desde a transformação e o descobrimento do talento através da arte até a esperança e força para deixar os bordéis. O documentário ganhou o Oscar em 2005 e 12 outros prêmios em festivais de cinema e TV.

A revolução dos cocos

Esse documentário foi produzido pela National Geographic. Relata a luta do povo de Bougainville contra a mineradora inglesa multinacional Rio Tinto Zinc, e em seguida por sua independência. Ele mostra também como os separatistas conseguiram fazer uma revolução social e ecológica, superando o bloqueio econômico através da recuperação e invenção de práticas autônomas.

Nós que aqui estamos por vós esperamos

Dirigido por Marcelo Masagão esse documentário mostra grandes e principalmente pequenos personagens que impulsionaram a história no século XX. Ao som do músico minimalista belga Win Mertens traz ao espectador uma reflexão sobre a banalização da morte através dos anos por conta das guerras.

 

Edifício Master

Trata-se de um documentário brasileiro que foi dirigido pelo cineasta Eduardo Coutinho e se passa no antigo e tradicional Edifício Master em Copacabana. Mostra a história dos moradores do prédio, na grande maioria pertencentes às classes media-baixa e baixa. São pessoas que vieram de diversas regiões do Brasil, com idades diversas e histórias de vida totalmente diferente umas das outras. Porém todas elas têm algo em comum – moram no mesmo local.

PIXO

Realizado pelo fotógrafo João Wainer e pelo diretor Roberto Oliveira, esse documentário nos introduz ao universo do pixo, que é muitas vezes associado ao vandalismo. Mostra o dia a dia e a realidade de diversos pixadores na cidade de São Paulo. Planos de ação, conflitos com a polícia, ideologias e todo o um contexto histórico e social particular são abordados no filme.

Amazônia Desconhecida

A Amazônia é um dos lugares mais famosos do mundo e ao mesmo tempo um dos menos explorado. Esse documentário buscou trazer mais informação a fim de derrubar mitos e levar ao público um retrato mais fiel da maior floresta tropical do planeta. É um filme que retrata uma visão global do tema, muitas vezes conflitantes, porém, abre espaço para que muitas vozes sejam ouvidas.

Man on Wire (O Equilibrista)

Desde que viu uma matéria anunciando a construção das Torres Gêmeas Philippe Petit se apaixonou por elas. Desde então sua vida foi movida por um único sonho: atravessá-las sob uma corda bamba. Este documentário foi lançado em 2008 e dirigido por James Marsh.

The Cove (A Enseada)

Esse filme foi lançado em 2009 e ganhou o Oscar de melhor documentário em 2010. No filme dirigido por Louie Psihoyos você pode acompanhar um grupo de pesquisadores e ecologistas em uma missão ao Japão a fim de registrar o massacre de golfinhos que acontece anualmente no parque nacional da pequena cidade de  Taiji.

 

Grizzly Man (Homem Urso)

Timothy Treadwell largou sua rotina para ir para o Alasca viver com os ursos e acabou sendo morto por um deles. No filme lançado em 2005 o diretor Werner Herzog faz um retrato profundo da alma de Treadwell com dezenas de horas resgatadas da câmera do próprio aventureiro.

Room 237 (Quarto 237 – O Iluminado)

O poder das imagens do mestre Stanley Kubrick no filme O Iluminado (1980) vão além de nossa mera compreensão. Foi por isso que o diretor Rodney Ascher resolveu investigar profundamente as teorias perturbadoras por de trás desse filme que é considerado um dos maiores clássicos de horror de todos os tempos.

Dark Days (Dias Escuros)

Quando o cineasta britânico Marc Singer se mudou de Londres para Nova Iorque ele ficou impressionado com a quantidade de moradores de rua. Rapidamente ele se tornou amigo de alguns deles e ficou sabendo que existia um grupo de “homeless” que vivia em um túnel do metrô da cidade. Singer então decidiu passar um tempo vivendo como eles na miséria e na escuridão do sistema de túneis da metrópole. Decidiu fazer o documentário tanto para trazer mais atenção para a situação quanto para poder ajudar essas pessoas financeiramente.

Ilha das Flores

Esse filme de Jorge Furtado lançado em 1989 que retrata a sociedade, tem como foco seus problemas de ordem sociais, econômicas e culturais, na medida em que contrasta a força do apelo consumista. Os desvios culturais retratados no desperdício, e o preço da liberdade do homem enquanto um ser individual, o faz responsável pela própria sobrevivência.

 

Santiago

Esse filme começou a ser gravado em 1992, mas foi em 2005 (após 13 anos) que o diretor João Moreira Salles voltou a essas imagens que permaneceram intocadas. Santiago foi um mordomo que trabalhou durante 30 anos para a família do diretor. Conhecedor de línguas, literatura, música e arte, Santiago é uma figura extraordinária e de memória assustadora. A forma com que Salles o filme consegue representar muito bem o mundo de Santiago.

 

Jogo de Cena

Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram sua história de vida em um estúdio. Em junho de 2006, vinte e três delas foram selecionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha. Após alguns meses várias atrizes famosas interpretaram, a seu modo, as histórias contadas por estas mulheres. Filme de Eduardo Coutinho lançado em 2007.

 

 

Capitalism a Love Story (Capitalismo – uma história de amor)

O polêmico cineasta Michael Moore decreta que não há redenção para o capitalismo. Esse filme é a história de um crime monstruoso, é a história de uma guerra sem tréguas, da luta de classes, e é também um filme que mostra a mais pura realidade: são poucos os que se alimentam do sangue de toda a sociedade.

A marcha dos Pingüins

Dirigido por Luc Jacquet e lançado em 2006 esse documentário conta a história de pingüins imperadores que abandonam a segurança do oceano e sobem para a terra congelada da Antártica, na intenção de iniciar uma longa jornada rumo o interior. As fêmeas permanecem no local apenas o tempo necessário para a procriação, iniciando logo após sua viagem de retorno através de 200 quilômetros de gelo rumo ao mar cheio de peixes, enquanto isso os imperadores machos permanecem para guardar e chocar os ovos.

 

A Corporação

Muito conhecido, esse documentário aborda os princípios éticos e não éticos das grandes corporações. É possível entender como o lucro está acima de todas as possíveis ''boas intenções''',  composta até mesmo por projetos sociais, de uma empresa. Também entra em  questões, como a propaganda, que incita um estilo de vida, não mais um produto, e o consumismo,  forte característica da sociedade atual.

 

 

 

 



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

0.25% de volta
0.25% de volta
até 0.25% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados