25 de janeiro: Aniversário de São Paulo - 10 lugares que são a cara da cidade
Post por: Aline Alcântara on 25/01/2015
Categoria: Entretenimento
Tags: passeios
lugares que são a cara de São Paulo
 

Hoje é o aniversário de 461 anos da cidade de São Paulo. Para comemorar selecionamos 10 lugares que achamos a cara da selva de pedra e que você tem que visitar pelo menos uma vez na vida. Foi bem dificil escolher apenas 10 locais que representam a cidade, pois São Paulo possui uma enorme diversidade de museus, parques, cinemas, centros culturais, etc. Então se o seu lugar favorito da cidade não está nessa lista, por favor deixe nos comentários a sua dica ;)


Prédio do Banespa (Edifício Altino Arantes)

Prédio do Banespa
Localizado no ponto alto do centro velho, possui uma das vistas mais privilegiadas de São Paulo. Do alto do mirante é possível ter uma visão de 360º da cidade. Construído a partir de 1.939, o Banespão, foi sede do Banco do Estado de São Paulo e inspirado na arquitetura do Empire State Building de Nova York. Com seus 35 andares, foi por mais de 20 anos o prédio mais alto de São Paulo. Para informações sobre visitação clique aqui.

Parque Ibirapuera

Parque Ibirapuera
O Ibirapuera está sempre na lista dos melhores parques da América do Sul, e não é para menos, o arquiteto Oscar Niemeyer assina praticamente todos os volumes e prédios inseridos no parque, como o “Pavilhão da Bienal”, a “Oca” que conta com superexposições, a imensa marquise de formas sinuosas e também o ‘recente’ Auditório Ibirapuera, aonde são promovidas diversas atividades culturais, destaque para os shows gratuitos que ocorrem com muita frequência. E dentro do parque também tem o viveiro “Manequinho Lopes”, contendo um pouquinho da mata atlântica. Além disso muitas pessoas visitam o parque para andar de skate, patins, bicicleta e também praticar outros esportes, fazer piquenique e aproveitar esse universo à parte dentro da selva de pedra. O parque também abriga o MAC - Museu de Arte Contemporânea da USP. Clique para ter mais informações sobre o funcionamento do Parque.


Memorial da América Latina

Memorial da América Latina
O Memorial da América Latina é um centro cultural, político e de lazer, inaugurado em 1989. Projetado por Oscar Niemeyer, é um monumento à integração cultural, política, econômica e social da América Latina. Possui o Salão de Atos, a Biblioteca Latino-Americana, o Centro de Estudos, a Galeria Marta Traba, o Pavilhão da Criatividade, o Auditório Simón Bolívar, o Anexo dos Congressistas e o edifício do Parlamento Latino-Americano. O memorial possui um acervo permanente de obras de arte, exibidas ao longo da esplanada e nos espaços internos. Para mais informações clique aqui.


Edifício Martinelli

Edifício Martinelli
Com 105 metros de altura e 30 pavimentos, foi entre 1934 e 1947 o maior arranha-céu do país e, durante um tempo, o mais alto da América Latina. O icônico edifício do centro conta com um belíssimo terraço do qual se tem uma visão panorâmica, umas das mais belas vistas da cidade. A visitação está disponível diariamente, porém é preciso de agendamento prévio. Para mais informações clique aqui


Memorial da Resistência

Memorial da Resistência
O Memorial da Resistência de São Paulo fica no prédio onde funcionou entre 1940 e 1983, o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP e é uma instituição dedicada a preservar as memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil. As reproduções das celas são impecáveis. O prédio abriga ainda a Estação Pinacoteca, que conta com acervo fixo e exposições itinerantes. Clique aqui para mais informações.


Catedral da Sé

Catedral da Sé
A Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé localiza-se na Praça da Sé, no centro da cidade. É um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo. A catedral é o templo principal da paróquia de Nossa Senhora Assunção e São Paulo, criada em 1591. Também é a maior igreja de São Paulo, com 111 metros de comprimento, 46 de largura, duas torres com 92 metros de altura e uma enorme cúpula. Tem capacidade para abrigar 8.000 pessoas. No seu acabamento foram usadas 800 toneladas de mármore e suas medidas a tornam uma das maiores igrejas do Brasil e do mundo. Para mais informações clique aqui.


Pinacoteca do Estado de São Paulo

Pinacoteca do Estado de São Paulo
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Ocupa um edifício no Jardim da Luz, no centro, e foi projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. Fundada em 1905, é o mais antigo museu de arte de São Paulo. Após a intervenção arquitetônica conduzida por Paulo Mendes da Rocha na década de 90, tornou-se uma das mais dinâmicas instituições culturais do país, integrando-se ao circuito internacional de exposições, promovendo eventos culturais diversos e mantendo uma ativa produção bibliográfica. Para maiores informações clique aqui. 


MASP

MASP
Durante 12 anos a arquiteta Lina Bo Bardi trabalhou no projeto que foi inaugurado em 1968 e tombado pelo Condephaat em 1982 e em 2003 pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Seu vão-livre possui 74 metros e é um dos seus diferenciais arquitetônicos. Possui a mais importante e abrangente coleção de arte europeia da América Latina e de todo o hemisfério sul, em que se notabilizam, sobretudo os consistentes conjuntos referentes às escolas italiana e francesa. Possui também extensa seção de arte brasileira e pequenos conjuntos de arte africana e asiática, artes decorativas, peças arqueológicas etc. Para maiores informações clique aqui.


Teatro Municipal

Teatro Municipal
O Teatro Municipal de São Paulo é um dos cartões postais da capital paulista, tanto por seu estilo arquitetônico inspirado na Ópera de Paris, como pela sua importância histórica, por ter sido o palco da Semana de Arte Moderna de 1922, marco inicial do Modernismo no Brasil. O teatro foi construído para promover a ópera e o concerto e abriga atualmente a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Coral Lírico, o Coral Paulistano e o Ballet da cidade de São Paulo. O edifício faz parte do Patrimônio Histórico do estado desde 1981, quando foi tombado pelo Condephaat. Veja mais informações aqui.


Beco do Batman

Beco do Batman
Localizado oficialmente na Rua Gonçalo Afonso, uma ruela da Vila Madalena que virou uma espécie de galeria de arte a céu aberto e foi apelidada de “Beco do Batman”. Foi nos anos 80 que as paredes começaram a ser grafitadas por artistas e hoje o local recebe diversas outras intervenções como campanhas publicitárias, editoriais de moda e festas. A BBC inglesa definiu o local como ''cheio de energia criativa''. Cada artista cuida da manutenção da sua obra e as regras são claras, ninguém invade o espaço de ninguém. Clique aqui e confira mais informações.



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

0.25% de volta
1.5% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados