5 biografias não autorizadas e polêmicas
Post por: Aline Alcantara on 01/11/2013
Categoria: Entretenimento
Tags: livros
biografias, não autorizadas, livros, famosos
 

Nos últimos dias os artistas, juristas e intelectuais brasileiros se envolveram em um grande debate sobre a liberação das biografias não autorizadas. Enquanto biógrafos defendem a liberação por se sentirem censurados, alguns artistas manifestaram querer preservar o direito de ter sua privacidade resguardada e defendem a prévia autorização para as biografias.

A associação de editores diz que a necessidade de autorização fere a Constituição, que prevê o direito a informação e a liberdade de expressão. Todo esse embate deve ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, inclusive, os ministros andam bem divididos quanto à questão. O tema deve ser debatido em audiências públicas agora no mês de novembro, entretanto a ação deve entrar em plenário somente em 2014.

Se por um lado o Deputado Newton Lima (PT-SP), apoiado pelo presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) tenta aprovar um projeto de lei que acabe com a necessidade de autorização para as publicações biográficas, por outro, alguns artistas como Gilberto Gil, Roberto Carlos (que em 2007 conseguiu na justiça a proibição de venda da biografia não autorizada ‘’Roberto Carlos em detalhes’’escrita por Paulo Cesar de Araújo) e Erasmo Carlos, divulgaram um vídeo explicando o porquê acreditam que deve ser instaurado um debate mais amplo sobre uma pré-autorização para as publicações. Veja o vídeo abaixo:

                                 

 

Diante de toda essa polêmica, nós do Cashola fizemos essa lista com 5 biografias não autorizadas que causaram rebuliço e continuam sendo vendidas. Confira:

 

"Tom Cruise - Biografia não autorizada" - Autor Andrew Morton

Em 2008 o livro foi motivo de polêmica nos EUA e virou best seller. São narrados no livro a relação do ator com a Igreja da Cientologia e os seus comportamentos aparentemente bizarros. Segundo o autor, Tom Cruise teria obrigado a então mulher Katie Holmes, grávida, a se comunicar apenas por gestos para manter o bebe tranquilo durante a gestação. O ator procurou a imprensa na época para desmentir os fatos e moveu um processo milionário contra a editora. A biografia continua a venda.

                biografia não autorizada Tom Cruise

 

“Marilyn e JFK” – Autor: François Forestier

A edição é de 2009 e narra informações chocantes sobre os (maus) hábitos do ex- presidente dos EUA John Fitzgerald Kennedy. Segundo a publicação ele dormia com dezenas de prostitutas, estrelas do cinema e mulheres de amigos. O autor descreve também o consumo de diversas drogas por Kennedy como maconha, anfetaminas, cocaína e LSD. E relata o amor secreto e trágico entre Marilyn Monroe  e John e a luta para manter em segredo um relacionamento de dez anos. Por trás da imagem da loira fatal havia uma pobre moça à beira da loucura, ninfomaníaca, viciada em drogas e apaixonada. Será?

                biografia não autorizada Marilyn e JFK

 

“Le Cartel Bush” – Autor: James Hatfield

Essa biografia não autorizada explora a equipe do ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush. Descreve com detalhes seus negócios, seus disfarces, o financiamento de suas campanhas e até mesmo o seu gosto por cocaína. O autor foi ameaçado por conselheiros do presidente em frente a testemunhas, e pouco tempo depois, foi encontrado morto em um motel. Segundo a policia ele se suicidou, já a família considera que ele foi assassinado. Esse livro foi traduzido para o francês e publicado na Suiça.

                 biografia não autorizada George W. Bush

 

“Dirceu – A biografia - Autor: Otavio Cabral.

A biografia do ex-ministro José Dirceu aborda, além das questões pessoais e profissionais, os assuntos mais polêmicos da vida do homem que já fez parte do movimento estudantil brasileiro, viveu na clandestinidade durante a ditadura militar e foi um dos personagens centrais envolvidos no escândalo do mensalão, no governo Lula. Uma trajetória contada com a ajuda de dois pesquisadores, pois o biografado não quis ser entrevistado pelo biógrafo, mesmo assim o autor define o livro como o relato completo e fidedigno da vida de José Dirceu.

                  biografia não autorizada José Dirceu

 

“Angelina”-  Autor: Andrew Morton

A biografia não autorizada de Angelina Jolie foi escrita por um dos biógrafos mais reconhecidos do mundo e traz fotos da atriz nua e consumindo heroína. As imagens teriam sido compradas de um amigo e fornecedor de drogas de Angelina. Segundo Andrew essas são imagens de um passado que Jolie quer esquecer. O autor descreve também o conturbado relacionamento dela com seu pai, os dois breves e impulsivos casamentos com Jonny Lee e Billy Bob Thorton, seu casamento com Brad Pitt e muitos outros assuntos polêmicos. Lançado em 2011 o livro é um dos mais vendidos em Nova York.

               biografia não autorizada Angelina Jolie

 

E você qual a sua opinião sobre esse assunto, é a favor ou contra as biografias não autorizadas?

Encontre biografias autorizadas e não autorizadas aqui na Livraria da Folha e também aqui na Saraiva . E o melhor com dinheiro de volta (:

 

 



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

0.25% de volta
até 0.25% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados