8 blocos de carnaval imperdíveis do Rio de Janeiro
Post por: Aline Alcantara on 28/01/2014
Categoria: Entretenimento
Tags: dança, festa, fantasias
Blocos de carnaval no Rio de Janeiro
 

Ontem falamos sobre alguns blocos de carnaval de São Paulo e hoje vamos mostrar 8 dos muitos blocos de carnaval de rua do Rio.

A retomada do carnaval de rua do Rio de Janeiro foi um processo histórico e singular, que sem nenhum esforço do poder público e sem patrocínio de qualquer marca de cerveja a multidão tomou a força de uma forma coletiva e espontânea o que já lhe pertencia: A Rua!

 

BLOCOS DE CARNAVAL DE SÃO PAULO

 

Confira alguns dos blocos que vão as ruas levando alegria e muita cor para os foliões.

Bloco Céu na Terra – Santa Teresa

Esse bloco foi criado em 2001 e tem como objetivo reviver as antigas folias de rua com o incentivo ao uso livre e criativo de fantasias e também com desfiles acústicos.

Conquistou em 2011 o premio do Jornal O globo de ``Bloco mais colorido do carnaval carioca``. O bloco possui uma banda com músicos que fazem shows no circuito musical e participam da revitalização do bairro da Lapa.

O bloco Céu da Terra traz em seu repertorio canções de Braguinha, Pixinguinha, Lamartine Babo, Noel Rosa, e também musicas de própria autoria, animado as pessoas com muitas marchinhas, sambas, maxixes e cirandas orquestradas.

                                       

As concentrações acontecem sempre na Praça Odilo Costa Neto (ainda não conseguimos informações sobre as datas e horários de 2014)

 

BLOCO Barbas – Botafogo

O bloco que tem como presidente o Jornalista Nelson Rodrigues Filho, foi fundado em 1985 para revitalizar o Carnaval da Zona Sul da cidade, em especial em Botafogo. A ideia surgiu através de um grupo de amigos frequentadores do bar Barba que tinha sede na Rua Álvaro Ramos e com certeza foi um dos bares mais tradicionais do Rio.

O time de frequentadores do bar contava com jornalistas e muitos intelectuais que militavam politicamente contra o regime militar.

O Bloco do Barba desfila com as cores verde e branco e faz a alegria dos foliões com o caminhão pipa que acompanha o bloco dando banho na galera pelas ruas de Botafogo.

As pessoas costumam ir fantasiadas nesse bloco que conta com muita animação.

A concentração acontece na Rua Arnaldo Quintela x Rua Assis Bueno, no dia 01/03/2014 as 15h00.

 

Me beija que eu sou cineasta – Praça Santos Dumont

O bloco Me Beija que eu Sou Cineasta é o mais conhecido da quarta feira de cinzas e o mais tradicional do audiovisual. Esse ano o muso do bloco é o ator Ney Latorraca.

O bloco foi criado em 2006 e idealizada por Natara Ney, Clélia Bessa e Lírio Ferreira. O ano passado o Me beija contou com uma parceria inédita com o movimento Rio Eu Te Amo. O objetivo do evento foi conscientizar o público a não sujar a praça com latinhas e copos. Na folia também foram utilizados confetes biodegradáveis e um caminhão-pipa, que lavou o chão após a apresentação.

O bloco sempre conta com a presença de artistas, o ano passado a musa foi a atriz Mariana Ximenes que frequenta o evento desde o inicio e o cantor Otto também subiu ao palco, o que já virou uma tradição. Veja mais informações aqui na fanpage do Me beija que eu sou cineasta.  

                                      

A concentração acontece na quarta feira de cinzas (05/03), na Praça Santos Dumont, Gávea as 8h00.

 

Orquestra Voadora - Flamengo

Diversos músicos que tocavam em outros blocos carnavalescos decidiram se unir e fundar a Orquestra Voadora. Foram motivados pela vontade de inovação nos repertórios e passaram a misturar tradicionais marchinhas com rock’n roll, músicas de desenhos animados, trilhas de filmes, samba e música pop em geral.

O bloco se apresenta desde 2008 sempre no Aterro do Flamengo terminando o desfile no Jardim do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM).

Com o sucesso das apresentações, a Orquestra também faz espetáculos fora da época de carnaval em casas noturnas e teatros no Rio e em outras cidades brasileiras.

Em 2013, foi lançado o primeiro álbum, Ferro Velho. O disco foi produzido por Tim Malik e André Ramos.

                                      

A concentração da Orquestra Voadora é realizada na Avenida Infante Dom Henrique, na altura do Coreto Modernista, Flamengo. Esse ano acontece no dia 4/03 as 12h00.

 

Butano na Bureta - Maracanã

O Bloco Butano na Bureta foi fundado no inicio de 2009 por ex-alunos da Federal de Química atual IFRJ.

Foi em meados de 2006 que a idéia surgiu quando os ex-alunos estavam curtindo o carnaval de rua carioca e a cada bloco que passavam encontravam cada vez mais colegas do curso.

O Bloco Butano na Bureta nada mais é que uma enorme reunião de amigos, ponto de reencontro das turmas passadas e claro a manutenção da cultura do samba.

O primeiro samba chamado de “A química perfeita pro seu Carnaval” do Butano na Bureta foi de imediato um sucesso, marcando a essência do bloco através de uma letra irreverente e que agradou públicos de todas as idades. 

O Butano na Bureta fará seu 5º desfile no Carnaval Carioca no dia 22/02/2014 (sempre no sábado anterior ao sábado de Carnaval).

Para saber mais informações sobre o grupo dos químicos foliões acesse o facebook deles aqui.

                                        

 

 

Largo do Machadinho, mas não largo do Suquinho – Largo do Machado

O bloco “Largo do machadinho, mas não largo do Suquinho” surgiu entre os freqüentadores de outro bloco, o “Blocão”. Eles perceberam a necessidade de se criar um bloco infantil, com propostas incríveis para os pequenos foliões.

O cartunista Ziraldo é o padrinho desse bloco e foi ele quem fez o desenho do estandarte e já foi homenageado pelo mestre de bateria.

O Bloco conta com várias brincadeiras, distribui confetes e serpentinas e tem um clima de alegria e tranqüilidade, tudo para atrair famílias inteiras.

Com um repertório cheio de cantigas de roda em ritmo de marchinha, as músicas são executadas por uma banda de jovens e agrada a muitos. 

Não precisa ser adulto para curtir o Carnaval. As marchinhas são as mesmas e o clima também. O que muda é que no lugar da cerveja para matar o calor, entram os refrigerantes e ”suquinhos” nas mamadeiras da criançada.

 Você pode conferir algumas fotos da turminha aqui. 

                                   

Quem quiser ver e participar desse bloco cheio de famílias e alegria essa turma fará sua concentração no Largo do Machado no dia 3 de março às 9 horas e passará pelas ruas: Felício dos Santos, Pascoal Carlos Magno e Largo dos Guimarães.

 

Cutucano atrás – Leme

O bloco “Cutucando Atrás” foi fundado por um grupo de dissidentes do tradicional Bloco "Cutucano que eu vou" que se juntou a Flavinho do Bloco clássico "Ah! traz que eu tomo".

Após debutar com grande sucesso no carnaval de rua carioca em 2004 e comemorar o seu centenário em 2005, o tradicional bloco Cutucano Atrás vem conquistando cada vez mais pessoas apaixonadas pela folia que eles proporcionam.

Sempre levando para as ruas enredos inovadores, carismáticos e sem nenhum sentido, nem compromisso com nada, eles já abordaram temas importantes como: Anões Ilustres, Religião, Samba de Raiz, Dentadura e uma Homenagem ao Norte do Brasil. 

                                         

Esse ano a concentração acontece no dia 22 de fevereiro, no Quiosque estrela de luz (Avenida Atlântica), mais precisamente no calçadão do Leme.

Block’n’roll – Ilha do Governador

No Rio de Janeiro tem carnaval até para os roqueiros. O bloco “Block’n’Roll veio para animar até os que não são tão “chegados” em Carnaval.

Criado em 2010, o bloco tem cerca de 50 integrantes distribuídos entre vocalistas, guitarristas, baixistas e ritmistas que fazem uma mistura de Rock’n’Roll internacional e nacional.

Com desfile marcado para a terça-feira de carnaval, dia 21 de fevereiro, o Block n’ Roll vai misturar o som das guitarras com elementos tradicionais do samba como surdo, repique e tamborim.

Alexandre Biancantto, vocalista da banda Hard Dance Clube é quem organiza o bloco que começou como uma “brincadeira” entre amigos que se dispersavam no carnaval. Pois, o clima de samba, marchinhas e blocos não agradavam os fanáticos por rock. Só que tinha um detalhe, mesmo assim, eles não queriam ficar de fora da folia!!!

Se você curtiu a idéia, acesse aqui o site oficial para obter mais informações.

                                           

 

Para maiores informações sobre a programação dos blocos de rua do Rio clique aqui e para informações sobre o Carnaval no Rio de Janeiro clique aqui.

Se você está pensando em cair na folia no Rio de Janeiro encontre aqui parceiros que oferecem hotéis, passagens aéreas e pacotes promocionais com dinheiro de volta.



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

0.5% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados