Comemorações de Natal ao redor do mundo - Parte 1
Post por: Aline Alcantara on 18/12/2013
Categoria: Entretenimento
Tags: festa, natal
natal pelo mundo
 

No mundo todo se comemora o natal, cada país tem seus próprios costumes e maneiras de confraternizar. Algumas são muito curiosas e bem diferentes do Brasil. Para as pessoas que gostam de novas descobertas, ou que vão passar o natal em outro país, resolvemos fazer esse guia com 10 países que comemoram o natal de formas diferentes. Hoje são 5 e no próximo post mais 5, fique ligado!

Sobre o natal

É comemorado geralmente no dia 25 de dezembro, mas em países eslavos e ortodoxos (em que os calendários eram baseados no calendário Juliano) ele é comemorado no dia 7 de janeiro.

A confraternização teve inicio originalmente para celebrar o nascimento anual do Deus do Sol no solstício de inverno, e mais tarde foi adaptado pela igreja católica para que os povos pagãos se convertessem, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.

Mesmo sendo uma data santificada cristã, o Natal também é comemorado por não-cristãos, até mesmo porque alguns costumes e temas populares tem origens seculares e pré-cristãs.

Os costumes modernos incluem as trocas de presentes, a ceia de natal, músicas natalinas, decorações como pisca-pisca, árvore de natal, guirlanda, velas, presépios, etc. E o Papai Noel como símbolo popular na entrega de presentes para as crianças.

 

Brasil

                   Natal no Brasil

O natal brasileiro é uma festa cristã onde as pessoas celebram o nascimento de Jesus Cristo. Não podemos negar que nosso natal tem influências tanto nórdicas (pinheiro, neve, que por aqui é de mentirinha) quanto também americana (Papai Noel barbudo, troca de presentes).

O curioso é que nem todos comemoram essa data tão querida aqui na nossa terrinha. Algumas religiões como os evangélicos e testemunhas de Jeová não fazem festa nessa data. Você sabia que o famoso Monteiro Lobato tentou ‘abrasileirar’ o bom velhinho? Pois é, ele bem que tentou fazer o ‘vovô índio’ ficar famoso nas terras tupiniquins, mas falhou.

Quase todas, para não dizer todas, as músicas brasileiras natalinas são na verdade músicas em inglês como as famosas, Jingle Bells (bate o sino), Happy Christmas (então é natal) e Silent Night (noite feliz).

Cada família e cada região do Brasil tem suas receitinhas secretas para a ceia de natal, outras preferem as receitas tradicionais.  Acho que o que não pode faltar é uma ceia farta e diversificada. Pratos que são muito comuns por aqui são os assados, como frango ou peru (normalmente recheados com uma farofa bem suculenta), porco, bacalhoada, leitão, tender, pernil, chester. A lista é imensa e não duvido nada que algumas famílias façam todos esses assados para uma mesa farta. Arroz, farofa e saladas de maionese também são uma ótima pedida!

Já a sobremesa fica por conta de um bom panetone ou o chocotone. A rabanada também é famosa aqui. Ah! Já ia me esquecendo das frutas da época que toda mãe adora usar para enfeitar a mesa.

UM BOM NATAL A TODOS!

 

Itália

                  Natal na Itália

A noite de Natal na Itália tem a forte tradição do presépio. Os mais belos presépios são construídos nas igrejas locais, até com concorrência para ver quem montou o mais bonito. Nas casas monta-se o presépio, mas a figura do Jesus Bambino é colocada somente na noite de natal, que é o dia de seu nascimento. O presépio é tão ou mais importante do que a árvore na Itália.

Na maioria das localidades, a ceia de natal consiste de peixe. Em Roma, o prato tradicional da noite de Natal é o capitone, uma enguia grande, assada ou frita. Ao norte de Roma, os pratos tradicionais são a carne de porco, lingüiça com pernil e lentilhas, ou peru com castanhas. Comuns também são os doces de natal: o panetone, o torrone e o panforte - pão de gengibre com avelãs, mel e amêndoas.

Os mais antigos dizem que comer nozes favorece a fertilidade da terra e ajuda a criar laços na família. Eles também costumavam ofertar mel nessa época do ano para que o novo ciclo fosse doce. 

BUON NATALE A TUTTI!

 

Grécia

                  Natal na Grécia

Na noite de natal as crianças, especialmente os meninos, saem pelas ruas cantando ‘kalanda’, típica música natalina grega. Existe um velho costume de carregar barcos pintados de dourado enquanto saem pelas ruas cantarolando.

As árvores de natal não são tradicionais por lá, mas estão ficando cada vez mais populares. Ao invés de decorar árvores a maioria das pessoas prefere suspender do lado de fora de suas casas um pote de madeira cheio de água, onde é pendurada uma cruz com um galho de manjericão enrolado. Todos os dias a cruz é molhada por um morador que, com ela, benze a casa, acreditando na purificação e proteção contra o duende maligno Killantzarol.

O prato principal para os gregos nessa data é geralmente, um assado de cordeiro ou polvo servido com uma torta de espinafre e queijo, assim como vários vegetais e saladas, incluindo a tradicional salada grega que é basicamente feita com tomate, pepino, queijo feta, cebola roxa e azeitonas pretas.

O baklava é uma das sobremesas queridas por eles, e o que não pode faltar é o famoso christopsomo (pão de cristo).

Nessa época do ano eles também celebram ‘Epiphany’, que segundo a igreja grega ortodoxa é a celebração do batismo de Jesus. Essa celebração inclui bênçãos de barcos e navios, música, dança e muita comida.

Outra curiosidade é que os presentes são trocados somente no primeiro dia de janeiro.

KALA CHRISTOUGENNA!

 

Espanha

                  Natal na Espanha

Assim como na Itália, os presépios são a grande sensação natalina. Eles são chamados por lá de “belén“. Há, inclusive, presépios encenados por pessoas reais, chamados de “belén vivente“.

Uma curiosidade é que por lá, os Reis Magos dividem espaço com o Papai Noel. Então não estranhe se você ver bonecos vestidos como os Reis Magos “escalando” algumas janelas na cidade.

O dia mais esperado pelas crianças locais é o 6 de janeiro, pois é Dia de Reis, quando a tão esperada troca de presentes de natal acontece. Na noite do dia 5 de janeiro ocorre a famosa Cavalgada de Reis (Cabalgata de los Reyes), uma procissão com carros alegóricos, luzes e distribuição de doces, pura diversão para os pequenos.

A Prefeitura da cidade de Madri disponibiliza até um site com todas as informações sobre o Natal na cidade. Há dicas de onde avistar as luzes, dos melhores mercados de Natal e dos concertos de fim de ano. Não tem como não se apaixonar.

A ceia tradicional na Espanha é bem diferente da nossa. O cordeiro assado toma o lugar do peru. Os espanhóis enchem a mesa com peixes, mariscos, carnes, assados, sopas e embutidos. E claro que o vinho não pode faltar na ceia espanhola.

FELIZ NAVIDAD A TODOS!

 

México

                   Natal no México

O Natal é um das maiores comemorações do ano no México. Entre as tradições estão as famosas ‘’Las Posadas’’ (procissões de velas) que começam no dia 16 de dezembro e que se estendem durante 9 dias. As procissões consistem em cantigas de natal e pessoas orando que vão de casa em casa carregando as imagens de São José e de Nossa Senhora (os peregrinos). Na véspera de natal normalmente as pessoas vão à missa da meia noite e depois voltam para suas casas para desfrutar de um belo jantar com suas famílias.

As comidas natalinas no México não são tão diferentes das nossas. Eles também comem o tradicional peru de natal, lombo, além de camarão. Um famoso prato natalino no México é o Romerito (que leva batatas, camarões e folhas de romerito em sua receita).

Outra tradição mexicana são as “piñatas”, uma brincadeira com bonecos em forma de  de urso, papai noel, etc, ou peças de barro das mais variadas formas (devidamente adornadas). Eles são recheados de rebuçados, chocolates, amendoins, frutas, entre outras guloseimas e são suspensos no teto por uma corda. Com os olhos vendados, as pessoas tentam quebrar a piñata com um bastão.

Quem for bem-sucedido é o herói da festa e compartilha os doces com todas as outras pessoas que participaram da brincadeira.

FELIZ NAVIDAD!

 

Encontre lojas que oferecem decorações de Natal com dinheiro de volta aqui.

E se você tá afim de conhecer o Natal em algum outro país encontre aqui passagens aéreas com dinheiro de volta.

Veja também aqui nossas dicas para decorar a sua casa de forma criativa para o Natal.



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

0.25% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados