Comemorações de Natal ao redor do mundo - Parte 2
Post por: Carolina Duarte on 23/12/2013
Categoria: Entretenimento
Tags: festa, natal
natal ao redor do mundo
 

Inglaterra

           natal na inglaterra

Na Inglaterra é bastante comum expor todos os cartões de natal recebido dos amigos e parentes. Normalmente eles ficam expostos na sala.

Outra tradição natalina são os Christmas Carols (coral). Eles estão por todas as partes nessa época do ano, na frente do supermercado, da estação de metro ou até mesmo na porta de sua casa. E como é lindo e tocante! Em troca eles pedem alguns centavos para assim ajudar alguma instituição de caridade.

Diferentemente de nós brasileiros, eles não fazem a ceia na véspera, deixando a celebração para o dia seguinte. A manhã do Natal é reservada para abrir os presentes, abraçar os entes queridos e claro, preparar um chá preto.

Então, entra em cena as famosas (e deliciosas) mince pies, que nada mais é que uma tortinha beeem típica recheada de frutas secas embebidas em rum.

Antigamente o ganso era o prato principal do natal britânico mas hoje em dia quem reina é o peru assado e recheado com carne de lingüiça, e para acompanhar tem batatas assadas, cenouras cozidas, repolho roxo refogado, couve de bruxelas, Yorkshire puddings, tudo regado com o gravy, que é o molho feito do caldo que sobrou na forma em que o peru foi assado.

Para a sobremesa, claro, não pode faltar o tão esperado christmas pudding (um bolo muito rico e compacto, feito de especiarias e frutas secas, regado de brandy e que pode ser aceso em chamas para causar impacto nos convidados)

Ah! Como não falar dos famosos ‘crackers’ nada mais são que pequenos tubos decorados, recheados com surpresas, docinhos e pequenos presentes que são devidamente expostos sobre a mesa do almoço natalino. Um para cada convidado.

MERRY CHRISTMAS EVERYONE!

 

Alemanha

            natal na alemanha

Na Alemanha o pré-natal é chamado de Adventszeit (“período do advento”). Este período dura cerca de quatro semanas e é bem contemplativo e nostálgico.

Além disto, fazer biscoitos natalinos é muito comum na Alemanha. Uma das receitas mais típicas é a Zimtsterne (estrelinhas de canela) ou Vanillekipferl  (biscoito amanteigado com baunilha). 

No dia 06 de dezembro é comemorado o dia de São Nicolau e é na noite anterior que as crianças devem colocar seus sapatinhos atrás da porta, pois São Nicolau recheará todos com chocolate, doces e lembrancinhas.

 Para quem não sabe Nicolau foi um bispo nascido na cidade de Myra (na Turquia) ficou conhecido por sua generosidade e afinidade com as crianças. Este bispo é considerado pela igreja católica o verdadeiro Papai Noel.

A diferença da Alemanha com o Brasil é que eles não tem uma ceia de natal tão rica e farta como a nossa. No dia 25 eles preparam um ganso que é típico. O ganso assado é geralmente acompanhado com repolho roxo cozido e temperado com especiarias e Klösse ou Knödel que são umas bolas de massa mais parecidas com nhoque.

O dia 26 é chamado de zweiter Weihnachtsfeiertag (segundo dia de natal) é mais como um feriado que as pessoas de lá simplesmente aproveitam para ter o dia livre!

FROHLICHE WEIHNACHTEN!

 

França

            natal na frança

O Natal é a época do ano em que os franceses mais gostam de cumprir as tradições e de reunir os entes queridos. Segundo uma sondagem, os primeiros cartões de Natal datam de 1843.

 A mesa de Natal é um elemento importante da tradição, portanto um centro de mesa elegante, guardanapos em tecido e alguns objetos como anjinhos ou flores agregam a decoração. A etiqueta francesa, diz que uma bela mesa de Natal deve ser harmoniosa e refinada, e nunca com exageros!

As ostras, o foie gras, os escargots e o salmão defumado são bem tradicionais na ceia de Natal. Mas o prato principal assim como em muitos outros lugares é o peru assado que na versão francesa acompanha castanhas cozidas a vapor. Ele é recheado de uma mistura de carnes de porco, alho, cebola e cravo da índia. Algumas pessoas gostam de refogar o recheio e de flambá-lo com cognac antes de rechear o peru.  A sobremesa que não pode faltar nessa noite é a famosa “bûche de Noël” (um bolo à base de manteiga, em forma de tronco, recheado com frutas ou com castanhas e frutas secas). Algumas regiões da frança tem a tradição de ter 13 sobremesas na noite de natal, sendo que cada uma delas tem um significado ligado ao nascimento de Jesus.

Un Joyeux Noël à tous!

 

Japão

              Natal no Japão

O pouco hábito que o japonês tem de comemorar o Natal começou de uma forma muito curiosa.

O catolicismo só chegou no país no século XVI juntamente com os espanhóis e portugueses. No entanto, a data só começou a ser comemorada de verdade a partir da década de 80, com a introdução do conceito natalino pelo comércio, o que incentivou os japoneses a começarem a comemorar a dois, no dia 24 em um lugar bem romântico e com hora marcada. Virou uma espécie de dia dos namorados nipônico.

Perambulando pela internet achei um blog bem legal de um brasileiro que vive no Japão e ele diz que ‘’Mesmo hoje em dia difícil fazer os japoneses entenderem o real significado do Natal. Após crucificarem o bom velhinho, os nipônicos vivem dando significados diferentes ao nascimento de Jesus Cristo. ’’

No blog ele diz também que não existe ceia de Natal, nem mesa farta. Que os japonês comemoram com um bolinho de natal, que é chamado de Kurisumasu Keeki (do inglês Christmas Cake), e que esse bolinho é um tanto quanto caro. Veja aqui no blog dele a matéria completa.

As famílias japonesas que comemoram, ou até mesmo pessoas de outros países fazem jantares de natal em que ao invés do tradicional peru é servido o kara-age (pedaço de frango desossado e frito). E no lugar do panetone, o kurisumasu keeki (bolo branco de Natal, feito com pão-de-ló, coberto com morangos e chantili).

Por causa da tradição de se comemorar a dois, os restaurante e motéis são os que mais ganham dinheiro nessa época. E o comércio também tem muito o que comemorar, já que a procura por presentes também cresce bastante nesse período. Aliás, como dito acima, os comerciantes são os que mais incentivam a introdução da data na cultura japonesa. Eles têm aproveitando cada vez mais a grande publicidade vinda do Ocidente e também o fato de os trabalhadores costumarem receber seus bônus, que chegam a três vezes o salário de um mês. Os comerciantes transformam as cidades japonesas em um verdadeiro espetáculo de luzes e magia.

メリークリスマス

 

Suíça

              Natal na Suiça

O Natal na Suíça tem um ‘’quezinho’’ de filme épico, onde em cada região a data é comemorada de uma forma diferente, mas sempre envolvendo pessoas trajadas como os Reis Magos e outros símbolos que complementam a tradição local.

Há na Suíça uma grande tradição de canções de Natal, que também são escutadas no ano novo e na festa do Dia de Reis que acontece no dia 6 de janeiro.

A tradição em contemplar os Três reis deu-se inicio em 1164, quando os restos mortais dos Três Reis Magos foram transferidos de Milão para Colônia, na Alemanha. A passagem deixou o povo suíço com uma forte impressão em relação ao culto dos três personagens.

Duas tradições são especialmente contempladas com um toque de Natal nostálgico onde reis e rainhas imperavam, uma delas começou em Lucerna e Wettingn um pequeno vilarejo no cantão da Argovia e consta de crianças fantasiadas de reis e um coro carregando uma estrela. Já no cantão de Obwalden, na Suíça central, há corais dos Três Reis, cujas origens remontam o século XVI. Só no cantão dos Grisões existem mais de 65 corais de Reis.

Uma outra comemoração curiosa no país é a de Lötschental, vale do cantão do Valais, onde as pessoas praticam uma tradição conhecida como "Chinigrossli". Nela, os participantes se vestem com roupas de reis e desfilam pelos povoados em belos cavalos, sendo acompanhados por pessoas vestidas de palhaços.

GOD JUL

 

Encontre lojas que oferecem decorações de Natal com dinheiro de volta aqui.

E se você tá afim de conhecer o Natal em algum outro país encontre aqui passagens aéreas com dinheiro de volta.

Veja também aqui nossas dicas para decorar a sua casa de forma criativa para o Natal.

 

 

 



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

Nenhum resultado encontrado.

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados