FLIP 2013
Post por: Aline Alcantara on 26/06/2013
Categoria: Entretenimento
Tags: livros
FLIP 2013
 

 

Com a presença de autores mundialmente conhecidos e  respeitados,  ao longo de suas dez edições a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) vem se consagrando  como um dos principais festivais literários do mundo. De 3 a 7 de julho acontece a edição de 2013.  

Caracterizada não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade de Paraty, nos cinco dias de festa, a Flip realiza cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas.

A Flip foi idealizada  pela editora inglesa Liz Calder, da Bloomsbury, que morou no Brasil e agenciou diversos autores brasileiros, tomando como modelo o festival literário de Hay-on-Wye, no Reino Unido. A Festa Literária Internacional de Paraty se assemelha muito com o Festival Internacional de Autores de Toronto, Canadá, e o Festivaletteratura de Mantova na Itália. 

Além disso, a cada ano um escritor é homenageado pela festa. Em 2013 é a vez de Graciliano Ramos. De professor a prefeito, de revisor a cronista, do partido à prisão: Graciliano Ramos baseou-se principalmente em experiências pessoais para escrever seus romances. Para ele, a vivência individual esteve sempre ligada ao conjunto de circunstâncias espaço-temporais. Extremamente pessoal, sua literatura tem caráter universal e vai ser debatida e discutida em mesas e leituras na Flip.

Se você ficou interessando em ir, já estava querendo ir, já tem certeza que vai ou vai acompanhar de casa mesmo, não se preocupe, o Cashola  preparou um guia dos principais autores,  mesas que vão fazer parte da Flip 2013. Além disso, você pode usar seu cashback e ter descontos na compra de livros, pacotes de viagens e aproveitar o que melhor Paraty e a Flip tem para te oferecer.

Você vai poder viajar, se aproximar da literatura, participar de muitas discussões interessantes e se apaixonar por Paraty. Se for ficar em casa, vai poder aproveitar os descontos em compras de livros também e aproveitar o melhor da literatura em sua casa.

 

Karl Ove Knausgård

Karl Ove Knausgård

Um tema recorrente do autor homenageado este ano pela Flip, Graciliano Ramos, a relação entre experiência pessoal e criação literária dá o mote para o encontro do americano Tobias Wolff, autor de premiados livros de contos, romances e memórias, e o norueguês Karl Ove Knausgård, que causou furor em sua terra natal com a narrativa autobiográfica em seis volumes Minha luta, traduzida em diversos países.

A narrativa autobiográfica em seis volumes Minha luta(2009-2011) projetou internacionalmente o nome do norueguês Karl Ove Knausgård (Oslo, 1968). Embora já fosse um autor respeitado em seu país, Knausgård adquiriu notoriedade internacional com a obra, que recebeu uma sucessão de prêmios literários e foi aclamada pela crítica, mas também questionada por revelar detalhes pessoais da vida de amigos e parentes do escritor. Minha luta combina a característica habilidade descritiva de Knausgård com reflexões incisivas sobre arte, mortalidade, relações familiares e a banalidade da vida burguesa.

Compre os livros do Karl Ove Knausgård com descontos nas melhores livrarias online.

 

Eduardo Coutinho

Eduardo Coutinho

Completando 80 anos em 2013, Eduardo Coutinho construiu nas últimas décadas uma obra que figura entre as mais importantes do cinema documentário mundial. Uma característica central de sua produção é a reflexão sobre as implicações éticas de seu trabalho, que tem desdobramentos na própria forma e estrutura de seus filmes. Nesta mesa, Coutinho revê os principais pontos de sua trajetória e discute suas idéias atuais sobre o documentário em conversa com o crítico e diretor Eduardo Escorel, montador de um de seus filmes mais importantes, Cabra marcado para morrer


Paulistano de 1933, Eduardo de Oliveira Coutinho é tido como o mais importante documentarista brasileiro. Cursou direito em São Paulo, mas não completou a graduação. Em 1957 viajou para a França para estudar no Institut des Hautes Études Cinématographiques. De volta ao Brasil, iniciou seu projeto Cabra marcado para morrer – referência no cinema brasileiro –, que só pôde finalizar 17 anos depois em razão da ditadura militar. Ao longo de sua carreira, tornou-se conhecido pela abordagem de problemas e sonhos de pessoas comuns filmados em diferentes ambientes e origens, bem como pela exposição reflexiva do próprio processo de produção de suas obras. Edifício Master (2002), Babilônia 2000 (2000), O fim e o princípio (2005) e As canções (2011) são alguns de seus filmes emblemáticos.

Compre os filmes do Eduardo Coutinho com desconto e dinheiro de volta nas melhores lojas online do ramo.

 

Laurent Binet

Laurent Binet

O bósnio radicado nos EUA Aleksandar Hemon e o francês Laurent Binet conversam sobre uma questão comum à obra de ambos: a reflexão sobre as implicações morais e os limites cognitivos da escrita do passado, e mais particularmente da transformação da história humana em matéria para a criação ficcional. Ao fazerem ficção sobre episódios históricos dramáticos, ambos colocam em discussão ao mesmo tempo sua própria atividade, desconstruindo ainda assim os modelos mais usuais de romance histórico.

Laurent Binet (Paris, 1972) é escritor e professor nas universidades Paris III e Paris VIII. Seu livro HHhH (o cérebro de Himmler se chama Heydrich), relato em torno do assassinato do chefe da Gestapo, venceu o Goncourt de primeiro romance e lhe valeu um telefonema elogioso do então presidente Nicolas Sarkozy. Binet, no entanto, preferiu se vincular ao candidato socialista François Hollande e lançou no ano passado Rien ne se passe comme prévu, sobre os bastidores de sua campanha presidencial. Binet publicou ainda dois livros de não ficção, Forces et faiblesses de nos muqueuses e La vie professionnelle de Laurent B., este último um testemunho de sua experiência como professor em colégios parisienses.

Compre os livros de Laurent Binet com descontos e dinheiro de volta nas maiores livrarias online por aqui.

 

Milton Hatoum

Milton Hatoum

O encontro com a obra de Graciliano Ramos foi um momento decisivo na vida de um de nossos maiores escritores contemporâneos: Milton Hatoum. Nesta conferência, Hatoum fala sobre Graciliano a partir de uma perspectiva dupla, combinando a recordação de suas experiências pessoais de leitura do autor alagoano com uma discussão panorâmica da obra de Graciliano e do lugar central que esta ocupa na cultura brasileira.

Filho de imigrantes libaneses, Milton Hatoum nasceu em Manaus, em 1952, e mudou-se sozinho para Brasília aos 15 anos. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, consagrou-se como escritor com os livros Relato de um certo oriente (1989) e Dois irmãos (2000), nos quais revelou uma construção literária baseada em memórias familiares. Viveu na Espanha e na França antes de mudar-se definitivamente para São Paulo, em 1998. Em seu romance Cinzas do norte (2005), ganhador do prêmio Jabuti na categoria Livro do Ano, expõe sua visão íntima da geração que viveu sob a ditadura dos anos 1970. Com obras traduzidas em 12 idiomas, está entre os autores brasileiros mais lidos no exterior.

Compre os livros do Milton Hatoum com descontos e dinheiro de volta nas melhores livrarias do Brasil.

 

Paulo Scott 

Paulo Scott

Com registros e universos temáticos muito distintos, os livros de José Luiz Passos e Paulo Scott se aproximam no entanto num interesse comum pela derrota, entendida aqui como um expediente crítico: uma forma de contar histórias que parece excluir já de saída a possibilidade de uma solução harmoniosa para os conflitos do enredo. O ponto de vista daquilo que não deu certo, do lado que saiu perdendo, se torna, nos livros de ambos, uma forma de fazer uma história a contrapelo da própria sociedade brasileira, explorando suas ruínas e fantasmas.

A obra ficcional de Paulo Scott (Porto Alegre, 1966) é marcada pela recorrência de figuras que estão à margem da sociedade e da história brasileiras, e cujas trajetórias se tornam uma forma de pensar a contrapelo o próprio país. Morando atualmente no Rio, Scott é autor dos romances Voláteis (2005), que será adaptado para o cinema em 2014; Habitante irreal (2011), ganhador do prêmio da Biblioteca Nacional 2012; e Ithaca Road (2013). Também é autor do livro de contos Ainda orangotangos (2007) e de quatro livros de poemas, sendo o mais recente deles O monstro e o minotauro (2011), em coautoria com o cartunista Laerte.

Compre os livros do Paulo Scott com descontos e dinheiro de volta nas melhores livrarias online por aqui.

 

Daniel Galera 

Daniel Galera

Dois jovens e premiados escritores, o brasileiro Daniel Galera e o francês Jérôme Ferrari conversam nesta mesa sobre seus livros mais recentes, Barba ensopada de sangue e O sermão sobre a queda de Roma. Com registros e cenários distintos, ambos os livros se aproximam, no entanto, numa inesperada atualização de temas ligados à tragédia clássica, como o conflito entre ação humana e predestinação. Combinando memórias de família com enredos passados em pequenas destinações turísticas, Galera e Ferrari se voltam sobre cenários idílicos apenas para revelar conflitos latentes sob sua aparente harmonia.

Filho de gaúchos, Daniel Galera nasceu em São Paulo, em 1979, mas viveu em Porto Alegre a maior parte de sua vida. Um dos precursores do uso da internet para divulgação da literatura, publicou seus textos online de 1996 a 2001, com destaque para três anos como colunista do Cardosonline – extinto fanzine eletrônico. Galera foi um dos criadores da Editora Livros do Mal, por onde lançou seus dois primeiros livros Dentes guardados (2001) e Até o dia em que o cão morreu (2003), adaptado para o cinema em 2007 como Cão sem dono pelos diretores Beto Brant e Renato Ciasca. É autor também de Mãos de cavalo (2006), Cordilheira (2008), Cachalote (2010) e Barba suja de sangue (2012), romances que se destacam no panorama atual da literatura brasileira pelo virtuosismo da caracterização psicológica dos personagens e descrições dos ambientes por onde eles circulam. Atualmente é colunista do jornal O Globo.

Compre os livros do Daniel Galera com descontos e dinheiro de volta via Cashola nas melhores livrarias online.

 

 



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

0.25% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados