Dia do Futebol
Post por: Time on 18/07/2012
Categoria: Esportes
 

Hoje é o Dia Nacional do Futebol. Ora, mas no Brasil todo dia é dia de futebol! A data foi escolhida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900. Alguns clubes, como o Flamengo, são mais antigos, mas ainda não possuíam o futebol como modalidade em suas práticas. Algumas curiosidades sobre o esporte preferido dos brasileiros:

Cerca de 51 mil pessoas poderiam ficar de pé num campo de futebol.

Uma bola cabeceada "voa" a uma velocidade entre 50 e 60 km/h.

Um chute forte, de 90 km/h, percorre os 11 metros entre a marca do pênalti e o goleiro em 440 milésimos de segundo.

O futebol está ficando mais corrido: em uma partida, um jogador corre entre 10 e 13 km. Em 1970, a velocidade era quase a metade: entre 5 e 7 km.

O primeiro jogo de futebol registrado no Brasil foi em 14 de abril de 1895, na Várzea do Carmo (SP). Os times eram de ingleses radicados em São Paulo. O placar foi: Companhia de Gás 2 x 4 São Paulo Railway.

O primeiro jogo de futebol com transmissão colorida no Brasil foi em 1972, um amistoso entre uma seleção de Caxias do Sul e o Grêmio, que terminou num empate sem gols.

A primeira partida da seleção brasileira foi contra a Argentina, em 20 de setembro de 1914. O placar foi de 3 x 0 pra Argentina. Mas apenas uma semana depois os brasileiros puderam comemorar o primeiro título sobre os rivais: 1 x 0 fez do Brasil campeão da Copa Roca.

Quem apelidou o Palmeiras de ‘porco’ foi o Corinthians. Em 1969, dois jogadores do Timão faleceram e o clube pediu a inscrição de dois novos atletas para a continuidade do campeonato daquele ano. O Palmeiras foi o único time que se opôs ao pedido. Para protestar contra a ‘sujeira’ palmeirense, a Fiel soltou um porco no Morumbi e provocou: “dá-lhe porco”. Em 1986, a torcida do Verdão acabou aceitando a provocação como símbolo, mascote e coro do time.

O primeiro jogo noturno da história brasileira foi iluminado por bondes. É, isso mesmo. Vinte bondes acenderam seus faróis para a partida entre Associação Atlética República e Sociedade Esportiva Linhas e Cabos, disputada em um terreno da Light (atual Eletropaulo).

A expressão “olé” veio das touradas espanholas, quando o toureiro "dribla" o touro enfurecido. A primeira vez que a expressão foi usada foi na década de 50, num jogo do Botafogo contra o América do México, no México. Reza a lenda que os mexicanos apelaram para as entradas duras, e então Garrincha e companhia começaram a dar toquinhos na bola, colocando os mexicanos na roda. A torcida foi ao delírio “olés” ecoaram do estádio.

E, finalmente, as estatísticas do Rei Pelé: 1.376 jogos e 1.284 gols, uma média de 0,93 por jogo.



 



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

Nenhum resultado encontrado.

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados