7 Restaurantes Brasileiros no centro de São Paulo pra você se deliciar
Post por: Aline Alcântara on 07/04/2014
Categoria: Gourmet
Tags: restaurantes
comidas típicas brasileiras
 

Há algum tempo atrás nós fizemos uma seleção de restaurantes internacionais no centro de São Paulo que foi um sucesso e hoje decidimos falar sobre os restaurantes de cozinha brasileira. Afinal, nossa culinária é tão diversificada e deliciosa que tem para todos os gostos e bolsos (alguns com preços populares outros mais salgados). Experimentamos 7 restaurantes (alguns inclusive recomendados pelos próprios leitores) que valem a pena compartilhar com vocês. Lembrando que se o seu restaurante favorito não está nessa lista, por favor, deixe sugestões nos comentários. Agora é só colocar esses na sua lista e aproveitar as delicias tupiniquins.

 

RESTAURANTES INTERNACIONAIS NO CENTRO DE SÃO PAULO

 

 

Amazônia

 

Restaurante excelente para provar delícias da cozinha paraense. O melhor de tudo? Você não precisa ir até a Amazônia para provar alguns dos famosos pratos da região, pois esse restaurante fica bem no coração gastronômico de São Paulo, no bairro da Bela Vista. Alguns apaixonados por essa culinária dizem que se você nunca provou um tacacá, delicioso caldo a base de tucupi (tucupi para quem não sabe é o amido extraído da mandioca brava, que de tão brava chega a ser venenosa, portanto deve ser cozida da forma correta até que todo seu veneno seja eliminado), então não sabe o que é saborear um prato e entrar em êxtase! Eu já provei e posso dizer que você fica literalmente anestesiado, talvez pela folha de jambu que dá essa sensação incrível no paladar! O chefe Paulo Leite prepara com muito carinho pratos típicos como: pato no tucupi, caruru paraense e maniçoba (variação da feijoada, com carnes bovinas e suínas, folhas moídas de mandioca e outros ingredientes defumados no lugar do feijão), caldinho de caranguejo, entre outras maravilhas! O preço (alguns irão concordar, outros obviamente não!) é um pouco salgado, mas vale à pena desembolsar um pouco a mais pra apreciar essa culinária tão pouco conhecida por aqui.

Endereço: Rua Rui Barbosa, 206

Bela Vista - São Paulo

Tel: (11) 3142 9264

Jequitaia

 

Marcelo Corrêa Bastos, paranaense e dono desse despretensioso restaurante não se preocupa somente em atrair sua clientela pelo estomago, mas também pelo bolso! Ponto positivo pro Marcelo, afinal não precisa necessariamente pagar o olho da cara para se ter uma experiência de sabores. Lá você tem a opção de menus completos com preço fechado com entrada, prato principal e sobremesa, além do menu com sugestões a preços individuais. E nada de torcer o nariz e ir se precipitando achando que só porque o preço é justo que a comida será feita de qualquer jeito! No Jequitaia tudo é feito com carinho e no capricho, como por exemplo, o arroz com suã que literalmente “nada” em um caldo divino. Para a sobremesa a irresistível combinação de creme de queijo coberto por goiabada cascão derretida vai derreter seu coração. O segredo dele é servir pratos tipicamente brasileiros com ingredientes frescos e com um toque de simplicidade. Enfim, comida com gostinho de casa de vó.

Endereço: Rua Antonio Carlos, 268

Consolação – São Paulo

Tel: (11) 3262-2366

Casinha mineira

 

Esse pequeno restaurante com capacidade para 18 pessoas vai te conquistar pelo famoso tempero mineiro e os pratos bem servidos! Não acredite muito nas “porções individuais”, pois os pratos servem e muito bem 2 pessoas. Com pouco menos de 30 reais, você pode dividir uma suculenta feijoada (com lombo, costelinha, carne seca e paio), acompanhada de arroz, couve, farofa, torresmo e banana a milanesa. É possível pedir porções extras de tutu, banana a milanesa ou arroz. Para os apaixonados por pimenta a Casinha Mineira tem diversas opções de molhos. O “especial da casinha” é para os fortes, pois é feita com pimenta cumari, dedo de moça e bode em conserva na cachaça com azeite e alho. Já para os iniciantes, recomendo o “molho levim” feito de pimenta biquinho e bode no azeite, pouco apimentado mas cheio de sabor. E pra finalizar o banquete, não deixe de provar o delicioso pudim de leite caseiro. A cozinha do restaurante é chefiada pela proprietária e chefe Maria Inês, mineirinha lá de Passos e seu filho, o também chefe Pablo Horta, o que não deixa dúvidas na autenticidade da casa.

Endereço: Rua São Carlos do Pinhal, 445

Bela Vista-São Paulo 

Tel: (11) 3266 5208

Esquina grill do Fuad

 

Inicialmente o Esquina do Fuad era uma lanchonete especializada em hambúrgueres e hoje conta com um cardápio de dar água na boca! Pela terceira vez esse restaurante/boteco estará participando do evento “comida di buteco” e dessa vez o prato criado foi um petisco de fraldinha da casa que é servido na tábua com cebola frita e mandioca crocante. Esse restaurante é para os que estão em busca de comida boa e não se importam se o lugar é simples. Já passaram por lá políticos como Gilberto Kassab e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O charme do local fica mesmo por conta de uma das paredes que é forrada por fotos antigas do proprietário, Fuad Sallum. Para os frequentadores o prato que não deve deixar de ir pra mesa é o “Picaralho” que também é conhecido como picanha “saralho”, acompanha alho frito e é servida com farofa e vinagrete. Sente-se em uma das cadeiras de plástico na calçada e peça uma das cachaças da casa para iniciar o “ritual” de comer bem como se não houvesse amanhã.

Endereço: Rua Martim Francisco, 244

Vila Buarque -São Paulo - SP

Tel: (11) 3666 4493

Sujinho

O Sujinho é um tradicional restaurante localizado nas imediações do centro de São Paulo. Surgiu nos anos 60 e era frequentado por muitos artistas da jovem guarda que faziam dali um ponto de encontro. É conhecido por seu ar boêmio e a pela famosa bisteca de boi com cerca de 700g de carne que é acompanhada com salada. Um ponto positivo para a casa é que a maioria dos pratos serve facilmente duas pessoas. O filé a parmegiana e o frango a milanesa também são ótimas pedidas nesse ambiente simples, porém bastante aconchegante. O restaurante da Consolação fica aberto durante a madrugada, o que é uma ótima para quem vai para balada e quer opções diferentes (fugindo dos tradicionais lanches da madrugada) pós night. Algumas das curiosidades é que diz a lenda que o nome foi criado pelos próprios clientes e que em 1994 o ex-presidente Lula ao sair de uma churrascaria em Nova York caríssima disse que a bisteca do sujinho era muito melhor. Para quem gosta de comer bem sem gastar muito essa casa vale muito a visita. Importante: nenhum dos restaurantes da rede aceita cartão de debito e de crédito, somente dinheiro.

Endereço: Rua da Consolação, 2068

Consolação, São Paulo

Telefone (11) 3231 5207

Churrasqueto

Depois de vários leitores nos escreverem sobre esse restaurante resolvemos ir conhecer essa casa que segundo os garçons tem cerca de 40 anos. Entendemos porquê tantas pessoas o adoram, o custo x beneficio é ótimo e a carne é bem servida e muito bem preparada, sempre ao ponto. A entrada que conta com pão na brasa com molho de salsinha, tomate e cebola é deliciosa e servida como cortesia (o que é uma raridade hoje em dia!). O cardápio conta com frango desossado, espetinhos mistos, bisteca e mais variedades de carne. O carro chefe da casa leva seu nome, é o Churrasqueto de alcatra com arroz e polentas. A churrascaria serve o dia todo, o que é ótimo já que muitos não têm horário certo para o almoço, alias se você puder evite ir no horário de pico, pois fica muito lotado. Os pratos também servem duas pessoas e o atendimento é muito bom.  

Endereço Rua 24 de Maio, 237  República - São Paulo 

Telefone: 011 3222-6567

Dona Antonia bar e restaurante

O restaurante Dona Antonia fica localizado na Rua Maria Antonia de Queirós quase de esquina com a famosa Rua Augusta em um casarão bastante charmoso e antigo. A comida é simples, porém muito boa, destaque para feijoada servida aos sábados que tem seus ingredientes separados, cada um em uma panela (carne seca, paio, costelinha, etc.) e o feijão em outra. Há também opções para os vegetarianos que podem desfrutar de uma maravilhosa feijoada sem carne, preparada com soja e um ótimo gostinho bem defumado. Aos sábados também tem chorinho ao vivo e você pode escolher entre duas opções: pesar sua comida por quilo ou pagar para comer a vontade. Os garçons são muito atenciosos e vale a pena conhecer a casa para comer uma feijoada no capricho acompanhado de uma boa caipirinha. Vá no sábado sem pressa e aproveite a tarde inteira esse agradável ambiente!

Endereço: Rua Dona Antônia de Queirós, 165

Consolação – São Paulo

Telefone: 011 2936-4908

 

Bom apetite!

Vai passear em São Paulo? Conheça aqui o Clickbus e ganhe dinheiro de volta nas passagens de ônibus, e aqui em passagens aéreas.

 



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

Nenhum resultado encontrado.

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados