Harmonização de vinhos para iniciantes
Post por: Deborah Taylor on 16/09/2013
Categoria: Gourmet
Tags: vinhos
vinhos
 

Muitas pessoas ficam em dúvida na hora de harmonizar os diversos tipos de vinho com comidas. Hoje o Cashola vem aqui para te dar algumas dicas de combinações.

O importante é que primeiramente você siga seus instintos e gostos, pois vinho é uma questão de paladar. É primordial que você descubra sua afinidade com os diferentes vinhos para chegar nas harmonizações.

Você perceberá que a evolução do seu paladar se dará aos poucos, será preciso aperfeiçoamento nos conceitos e experiências degustativas para atingir um grau bacana de conhecimento, pois a enogastronomia ressalta características dos vinhos para o acompanhamento de pratos elaborados da culinária regional, tradicional e criativa, criando um conjunto sensorial de prazer.

Veja abaixo uma tabela de harmonização de vinhos e alimentos:

pratos para harmonização com vinhos

vinhos para harmonização

DICAS PARA NÃO ERRAR

PEIXES

peixes

Os vinhos tintos possuem muito tanino, essa substância não combina com o iodo presente nos peixes e frutos do mar, por isso evite ao máximo escolher vinho tinto para acompanhar esse prato.

Para escolher o vinho é importante observar, por exemplo, qual peixe será servido e a intensidade dos temperos. Quanto mais escura for a carne do peixe e marcante os temperos, maior a estrutura do vinho (tem que ser tão marcante quanto o tempero).

Se a carne tiver um sabor delicado opte por vinhos brancos mais leves.

QUEIJOS

queijos

É uma combinação um tanto quanto complicada, pois existe uma diversidade muito ampla de queijo, cada qual com sua característica. A primeira regra é que o sabor do queijo não deve cobrir o sabor do vinho e vice-versa

Queijos frescos como a mussarela, mussarela de búfala, brie, queijo coalho, minas frescal e ricota combinam com vinhos brancos levemente aromáticos e suaves. O queijo prato, cheddar, e meia-cura podem ser degustados com vinhos levemente frutados. Provolone e o pecorino que são queijos de pasta dura e maturação longa são adequados com espumantes secos ou champagne. O gorgonzola e o roquefort já combinam bem com os tintos frisantes ou brancos aromáticos como o Sauvignon.

CARNES VERMELHAS

carne vermelha

As carnes vermelhas quando grelhadas, ou com molhos leves, caem bem com um tinto jovem e leve. Já em carnes com molhos fortes é ideal a combinação com tintos maduros, de médio corpo e robusto.

MASSAS

massa - macarrão

Depende basicamente do molho em questão. Quanto mais forte for o seu gosto, mais potente precisa ser o vinho. Sendo molho branco escolha um vinho branco, se for molho vermelho e houver carne vermelha, exemplo molho bolognesa, deguste com vinho tinto.

O vinho italiano tem uma acidez que se equaliza com a do molho de tomate, uma dica é degustar os vinhos tintos da uva Nero d`avola.

O molho funghi pede vinhos mais delicados, pois os mais fortes roubam o gosto do molho. O molho pesto também pede vinhos suaves e brancos, porém os aromáticos combinam melhor.

Agora é só preparar o jantar comprar o vinho e começar a degustação ;).

Encontre vinhos para harmonizar com todos esses pratos e ingredientes aqui na Epicerie. Ah e lógico, com ótimos descontos e cashbacks.

E para mais experiências gourmet com descontos super bacanas para o seu bolso conheça aqui os parceiros do Cashola!



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

até 0.25% de volta
2% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados