Regrinhas básicas de etiqueta no Facebook
Post por: Deborah Taylor on 12/02/2014
Categoria: Internet
Tags: internet
etiqueta no facebook
 

Assim como no mundo real a boa convivência no Facebook depende se você segue ou não algumas regrinhas básicas de etiqueta.

Um estudo feito pela Intel mostrou que 95% dos brasileiros gostariam que os amigos tivessem um comportamento online mais adequado. Imagina então se tivéssemos a opção de “dislike”?! Nossas timelines estariam repletas com o sinal de “jóinha” apontado para baixo!

Lembre-se que o princípio básico da etiqueta é ser educado com todos dentro e fora da rede.

 

O que não fazer no facebook

             o que não fazer no facebook

Marcar amigos em fotos sem antes perguntar

Muitas vezes as pessoas marcam os amigos em fotos e esses se encontram em uma situação constrangedora. Não custa mandar a foto via chat (antes) e perguntar se você pode postar a foto e marcá-lo. Com certeza evita aborrecimentos, zoações, e até a um ruptura da amizade. Há formas de ajustar as configurações de privacidade (mas às vezes a pessoa pode não saber como fazer), e pedir autorização para marcar a foto com certeza será uma grande gentileza.

Enviar solicitações de jogos

É o tipo de reclamação mais comum, pessoas que não aguentam mais receber solicitações de jogos. E cá entre nós, realmente é muito chato. Muitos contatos podem vir a te deletar por causa das solicitações. O melhor mesmo é começar a ver quais amigos jogam os joguinhos e mandar somente para esses.

Compartilhar dezenas de posts seguidamente

Chegar em casa, ligar o computador e sair compartilhando tudo o que está no seu feed é definitivamente chato.  Faça escolhas, veja o que é mais interessante para compartilhar. Não é legal para quem está do outro lado, abrir a timeline e ver 3, 4, 5... 10 compartilhamentos na sequencia da mesma pessoa.

Zoar (ou desrespeitar)  alguém que você não conhece nas fotos de amigos

Nunca comente em uma foto de amigo sobre alguém que você não conhece. Falar sobre ‘’como o cabelo do de verde está horroroso’’ ou coisas do gênero, ou ‘’como a de rosa é gostosa’’ é muito desagradável, tanto para o seu amigo, quanto para a pessoa que foi marcada na foto dele.

Postar correntes e sair marcando todo mundo

No facebook há correntes de tudo quanto é tipo. É a tia religiosa que marca todo mundo na foto do anjo, é o amigo baladeiro que quer um convite de graça para a balada e sai marcando todo mundo no flyer, é o outro que recebeu uma corrente e precisa passar para os outros para não ter azar por 30 anos. É importante ter bom senso e não marcar, por exemplo, aquele amigo roqueiro em um card de show de pagode. Se possível não faça correntes, se for fazer selecione bem as pessoas interessadas naquilo.

Ter dupla personalidade

Sempre tem aqueles que durante a parte da manhã é puro amor, compartilhando coisas bonitas e cheias de positividade. E logo após o almoço está de mal com a vida, ofendendo tudo e todos, mandando indiretas, sendo mal educado nos posts dos outros. Usar o facebook pra despirocar, não!

Escrever indiretas

Problemas pessoais ou profissionais não devem tentar ser resolvidos no mundo virtual. Mandar indiretas através de posts no facebook gera desconforto em outras pessoas que não tem nada a ver com o assunto e também pode atingir alguém que não está relacionado ao assunto. Indiretas nas redes sociais demonstram infantilidade.

Postar fotos chocantes

É incrível como tem gente que gosta de compartilhar ou postar imagens chocantes, com altas doses de sensacionalismo, como pessoas atropeladas, baleadas e multiladas, crianças passando fome, animas sendo maltratados, etc. Fazendo isso você pode ser excluído, bloqueado e até denunciado por outras pessoas (podendo ter sua conta bloqueada pelo facebook). Não é legal e é importante respeitar as pessoas que não gostam de ver esse tipo de imagem.

O que fazer no Facebook

             facebook o que fazer

Tente sempre responder às pessoas que escrevem na sua timeline

Eu sei que para alguns pode ser impossível responder a todos que escrevem na sua timeline, mas é de extrema delicadeza responder a quem tirou um tempo para lhe escrever. Lembre-se, cada pessoa pode lhe acrescentar algo no profissional ou no pessoal.

Seja Justo

Você é livre e claro, pode assumir todos os pontos de vista sobre os assuntos que bem entender. Mas seja cauteloso e nunca injusto, pois poderá fazer com que as pessoas o vejam como alguém não muito confiável e talvez até tendencioso. As situações podem ter diversos aspectos e serem vistas por vários ângulos. Assuma sua posição, mas reconheça que ela não é a única.

Seja Positivo

Como você se sente em relação às pessoas que só apontam defeitos, ou tem sempre um comentário negativo na manga para fazer?! Provavelmente você  tenta evitar os “reclamões” de plantão. Portanto preste sempre atenção no que vai publicar no seu perfil, seja positivo nos seus comentários. Mas cuidado para não exagerar, porque tanto o negativismo quanto o positivismo exagerado incomodam!

Leia, pense, reflita e depois dê sua opinião

Muita gente sai comentando e compartilhando textos e fotos sem ao menos tirar um minuto para ler e/ou observar o que está diante dos próprios olhos. Sabe aquele seu amigo que adora dar opinião sobre tudo e fica muito claro que ele não deu a atenção necessária ao texto, pois muitas vezes cai em contradição?! Então, tome cuidado. Antes de comentar ou compartilhar leia o texto, reflita e então dê sua opinião.

Amigos, amigos, Facebook a parte

Todos nós vivemos em uma época de correria e raramente temos tempo de parar para almoçar com amigos queridos. As redes sociais nos ajudam a manter contato e claro, estar por dentro da vida daquela amiga de infância que você não vê há anos, mas sente que viu ontem, pois o carinho e o amor continuam o mesmo. Mas lembre-se sempre que o facebook não é um substituto para a interação cara-a-cara. Portanto faça um “esforcinho” para ver os amigos de verdade. Se não der pra almoçar, marque um cafézinho que por menor e mais rápido que seja lhe fará um bem enorme! (:

E se ainda restou alguma dúvida sobre como agir no Facebook, veja aqui um artigo super divertido sobre "Os 10 mandamentos definitivos da etiqueta social".

 

Se você é uma pessoa que está sempre ligada nas redes socias e em busca de descontos e promoções, conheça aqui os parceiros do Cashola que oferecem dinheiro de volta a cada compra.

 

 

 



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

Nenhum resultado encontrado.

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados