Como acertar o tamanho do sutiã
Post por: Isabela Barta on 16/07/2013
Categoria: Moda
Tags: moda feminina
Como acertar o tamanho do sutiã
 

Seu sutiã sobe nas costas? Os seios saem do bojo? As alças deixam marcas nos seus ombros ou escorregam? Então você está usando o tamanho/modelo errados para o seu corpo!

Escolher um modelo de sutiã parece ser uma tarefa fácil, mas não é. Se você levar em consideração algumas das nossas dicas abaixo, você conseguirá escolher peças bem mais adequadas ao seu tipo físico. Mas a prova final é mesmo experimentar vários, pois mesmo com o tamanho correto em mente os modelos e marcas ainda variam bastante entre si.

 

A LINGERIE CERTA PARA CADA PRODUÇÃO

 

Usar o sutiã errado pode pode comprometer a circulação nos seios, favorecer a queda precoce das mamas, causar escoriações na pele dos ombros, e inclusive comprometer sua postura. Assustador, né? Então vamos as dicas para você nunca mais ficar em dúvida na hora de comprar seu sutiã:

 

1. Análise

Em frente ao espelho, analise seus seios quanto à:

Tamanho: Muito Pequenos / Pequenos / Médios / Grandes / Extra Grandes

Tipo: Firmes / Flácidos, Caídos / Empinados, Separados / Juntos, Simétricos / Assimétricos, Centralizados / Espalhados

Proporção em relação ao tórax: Menores, Maiores ou Proporcionais às Costas

Com uma idéia mais clara de como são os seus seios em relação aos outros, você poderá escolher modelos melhores para o seu tipo. Tire suas medidas com uma fita métrica (em cm) e consulte a tabela abaixo para saber o seu tamanho. Mesmo com o tamanho, é necessário experimentar vários modelos, pois eles possuem cortes diferentes. 

tamanho do sutiã e calcinha

Essa tabela é da Marcyn, onde você pode comprar lingerie online com 30 dias para troca se não servir. Clique aqui para ir a Marcyn com desconto e cashback via Cashola.

 

2. Pretensões

Que resultado pretende atingir? Aumentar, diminuir, levantar, modelar, juntar, separar, encobrir os mamilos ou apenas usar como suporte? O mais difícil é encontrar sutiãs se você é um pouco fora do padrão, como quem tem as costas pequenas e os seios grandes. Clique aqui para dar uma olhada na sessão de tamanhos grandes da Marcyn.

 

3. Posição

O correto é que a faixa do sutiã fique justa ao tórax, seguindo uma linha reta horizontal ao redor do seu dorso, sem apertar ou ficar frouxo. Apertado pode machucar sua pele e mostrar as gordurinhas extras principalmente na região das costas, e frouxo não oferece a sustentação necessária aos seios e pode comprometer sua postura.

A posição do sutiã em relação ao tórax é a parte mais importante desse processo, pois é o que dará 90% da sua sustentação. Veja no quadro abaixo os sinais de sutiã muito pequeno ou muito grande, e o caimento perfeito:

tamanho correto do sutiã

4. Bojo

Envolva seu seio com a mão e veja onde ele começa e onde termina, do seu osso externo (aquele que fica entre os seus seios) até suas axilas. Algumas mulheres possuem seios que terminam quase embaixo das axilas e outras os têm bem centralizados - e há sutiãs para todos os tipos!

Se o seu espalha-se para os lados, é importante que o bojo termine com o seu seio, senão ele ficará dividido. Observe também a parte de cima: não deve faltar nem sobrar bojo a ponto de dividir a parte superior do seio ou deixar o tecido do sutiã enrugado.

 

5. Armação

O aro de sustentação do sutiã deve estar encaixado perfeitamente embaixo do seio e envolvê-lo por completo. Você não deve senti-lo cutucar ou beliscar, isso pode indicar que o sutiã está pequeno ou que a marca não é muito boa. Marcas de boa qualidade fabricam peças que dispõem de acabamento reforçado, que não entortam quando lavados, e pontas arredondadas, que evitam machucar a pele.

 

6. Alças

Acredite, as alças são responsáveis por menos de 15% da sustentação que o seu sutiã deve oferecer. A maior parte da sustentação deve vir do tórax e do bojo. Para cumprirem bem o seu papel, elas precisam estar bem fixas sobre os ombros, mas não apertadas demais, apenas para manter o sutiã no lugar. Em geral, as alças não devem aparecer no seu look, a não ser que sejam decoradas ou fininhas.

 

7. Tecido / Cor

Algodão e microfibra são as melhores apostas, já que são tecidos confortáveis que deixam a pele respirar. Prefira os sutiãs cor da pele para usar com blusas brancas, pois os brancos aparecem sob o tecido e dão um efeito indesejável. Você pode brincar com as combinações entre cor do sutiã/top, como utilizar sutiãs pretos com blusas brancas e combinar cores, mas tome cuidado para não exagerar.

 

8. Modelo

Deixe os modelos sem bojo para usar em casa, quando estiver relaxando. O bojo é o responsável por dar forma à mama e sutiãs sem bojo podem comprometer seu visual.

Seios volumosos pedem modelos com estrutura lateral e bojo profundo. Sutiãs com bojo ou bolha slim (aqueles com uma fina camada de espuma e aros) garantem modelagem, definição e firmeza, mas não volume. São ótimos para acabar com o efeito "farol aceso" sem aumentar os seios já grandes.

Já os seios pequenos e os separados são valorizados por modelos estruturados com tecnologia de enchimento push up, devido sua modelagem e corte, com camada extra de espuma na parte interna, para aumentá-los e aproximá-los. Sutiãs de fechamento frontal também são ótimos para esses tipos. Mas atenção: bojos com muito enchimento aumentam a transpiração, o que, no longo prazo, promove a flacidez.

 

9. Experimente!

Agora que você está preparadíssima para acertar no tamanho do seu sutiã, experimente vários modelos com cortes diferentes para ver qual se ajusta melhor ao seu biotipo. Mesmo quando parecer bom, olhe no espelho mais uma vez, movimente-se um pouquinho, e veja se não sai do lugar. Coloque sua blusa e veja como fica com o novo sutiã. Preparada? Então clique aqui para ir a Marcyn e começar já a usar o sutiã correto para você, com descontos via Cashola.



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

0.5% de volta
5% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados