Receiver, home theater ou soundbar: Qual o melhor sistema para ambientes pequenos?
Post por: Isabela Barta on 27/02/2014
Categoria: Tecnologia
Tags: cinema, séries de TV
home theater como escolher
 

Quando comecei a pesquisar o sistema de som ideal para minha casa, quase enlouqueci. A primeira pergunta: receiver, home theater ou soundbar? Primeiro precisamos entender as diferenças entre os três, mas chegaremos lá.

Para escolher o sistema de som ideal para um ambiente pequeno é preciso avaliar a melhor forma de ele ser instalado, e também as restrições que se encontram no local. Uma sala pequena não precisa de um aparelho muito potente. As metragens dos apartamentos novos estão cada vez menores, porém, com alguns cuidados especiais na escolha dos móveis e equipamentos dá para instalar um sistema de som bacana, sem exageros.

Muitas pessoas vem buscando uma experiência visual e sonora de qualidade em casa, e a boa notícia é que dá para montar um home theater em cômodos de até 10m2. Na sua grande maioria, as salas costumam ter entre 15m2 e 20m2. Existem equipamentos para todos os tamanhos de sala, em geral, os sistemas integrados de home theater são desenhados para instalação em ambientes de até 20m2.

Embora não apresentem o mesmo rendimento e opções de ajustes/conexões dos sistemas com receiver e caixas acústicas independentes, esses kits podem surpreender na praticidade e são suficientes para salas pequenas. Fáceis de instalar, os sistemas integrados de home theater costumam apresentar um módulo DVD (ou Blu-ray)/receiver e um conjunto de caixas acústicas. Para  pequenos ambientes, dê preferência aos modelos 5.1, com duas caixas surround.

O receiver é o componente central, responsável por interligar e controlar todos os outros componentes, distribuindo os sinais de vídeo e som de forma adequada. Este dispositivo se liga à televisão, às caixas de som e ao subwoofer, garantindo o equilíbrio sonoro entre eles. Dentro do receiver podemos ter, ou não, um aparelho de DVD ou Blu-Ray integrado.

Também dentro do receiver temos os amplificadores, um para cada caixa acústica, o que garante bastante potência e qualidade sonora. A maioria dos receivers que são comprados separadamente do sistema integrado do home theater libera potência suficiente para preencher com folga cômodos maiores a 25m2.

[cadastro assunto=HomeTheaters]

Os receivers que não possuem DVD ou Blu-ray integrados costumam ser mais caros e sofisticados porque permitem a ligação de inúmeras fontes, tanto de áudio quanto de vídeo, além de mais de uma TV - também permite controlar todas elas. Ambientes pequenos não necessitam de um receiver tão potente assim, os que vem integrados com o home theater são suficientes.

A vantagem dos receivers é você poder ligar todos os aparelhos que tem na sua casa, como vídeo game, blu-ray, tv a cabo, etc,  graças as várias entradas HDMI, componente, RCA que eles possuem, coisa que é impossível fazer em um Home Theater integrado. O uso do subwoofer  também é essencial nos pequenos ambientes.

No formato de uma barra com vários alto-falantes, a soundbar é um tipo de caixa acústica que, em espaços com até 15m2, consegue reproduzir o efeito de som de um home theater completo. Ele "simula" o som que seria produzido por cinco caixas acústicas e pelo subwoofer (canal dos sons graves).

A facilidade na instalação é outra vantagem da soundbars. Basta ligar a caixa na tomada e conectá-la no seu televisor. A economia de espaço também é outro fator, ela pode inclusive ser fixada na parede.

Para pesquisar eletrônicos em centenas de lojas online com cupons de descontos e dinheiro de volta, cadastre-se no Cashola. Você vai se surpreender com os descontos que vai encontrar :)



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

até 0.25% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados