Curta o carnaval fora do Brasil
Post por: Aline Alcantara on 23/01/2014
Categoria: Viagens
Tags: vinhos, companhias aéreas, compras online, festa, fantasias
Carnaval fora do Brasil
 

Engana-se quem acha que somente o Brasil possui um carnaval incrível. Em diferentes partes do mundo essa festa originada na Grécia (onde os gregos realizavam cultos aos deuses da fertilidade do solo) é comemorada das mais diversas formas. Seja como festa do cristianismo e o ‘’adeus à carne’’, do candomblé e das culturas africanas, no estilo Vitoriano com fantasias e máscaras ou com as influências dos rituais indígenas maias. As culturas e tradições se misturam nessa grande festa popular.

E você aí já sabe o que vai fazer nesse carnaval? Demos algumas dicas aqui dos melhores lugares para curtir no Brasil, hoje trazemos uma lista com 5 países que contam com uma cultura carnavalesca forte e cheia de curiosidades. Confira:

Carnaval no México

A festa foi levada ao país através dos espanhóis e teve fácil aceitação entre o povo, principalmente pela data coincidir com vários rituais indígenas, como Nemontemi para a nahuas e Cabik para os maias (rituais que se referem aos ‘’dias perdidos’’, quando os rostos são cobertos para repelir e confundir o mal).

O carnaval mexicano é bastante forte e comemorado por cerca de 225 comunidades cada qual a sua maneira. A maior e mais conhecida acontece na cidade portuária de Mazatlan que é considerada a terceira maior do mundo, ficando atrás apenas de New Orleans e Rio de Janeiro. As primeiras festas de carnaval da cidade datam a partir de 1898. Também há grande festividade nas penínsulas de Baja Califórnia, Yucatán e na cidade de Veracruz, onde as festividades duram 9 dias.

As festas duram até o sol raiar, e contam com pessoas vestidas de trajes variados, incluindo roupas do sexo oposto, paródias de políticos e muitas outras fantasias. Há também os carros alegóricos, grande diversidade de comida e muita música (ritmos como sinaloense, mariachi, chirrines e outros estilos musicais dançantes).

Quem busca um carnaval mais tranquilo para passar com a família a dica é ir para a cidade de Mérida, onde a festa é familiar e o objetivo é a diversão e o desfile com trajes típicos da região.

Vale a pena investir nesse carnaval quentíssimo regado a muitas cores, pimentas e tequilas.

Veja passagens aéreas para o México aqui no Submarino Viagens e pacotes para Cancun aqui no Hotel Urbano.

Carnaval no Uruguai

O Uruguai não possui o maior carnaval, mas ganha no quesito de mais longo carnaval do mundo, são 40 dias de festa (de janeiro a março), com muitas comemorações na Capital Montevidéu.

O teatro é a grande estrela dessa festa que contagia o país. As comemorações começam na segunda semana de janeiro com um grande desfile na Av. 18 de julho na capital Montevidéu.

Nos outros lugares começam as lhamadas, que são procissões com influencias africanas. Os ritmos são embalados por tambores, percussões vindas do candomblé.  Os foliões também usam fantasias, cada um com o seu próprio tema, as mulheres, por exemplo, se vestem elegantemente de vedetes.

Mas não só de desfiles vive o carnaval do Uruguai, além disso, diversos palcos (chamados tablados) são montados nos bairros da capital e em cidades do interior. Nesses espaços aconteçam as intervenções artísticas, caracterizadas principalmente pelas murgas. Esses espetáculos contam com grupos de 15 a 20 pessoas que apresentam uma mistura de exibição teatral e musical, com boas pitadas de humor e críticas as políticas sociais.

Veja um pouquinho do carnaval uruguaio no vídeo abaixo:

                                            

Para quem tem curiosidade de conhecer essa grande festa, ainda dá tempo, visto que as comemorações acontecerão até março. Confira aqui pacotes para Montevidéu e para o balneário de Punta Del Leste aqui na CVC.

Carnaval Veneza - Itália

O carnaval de Veneza desse ano acontecerá entre os dias 15 de fevereiro ao dia 4 de março e contará com inúmeras atrações.

Esta festa carnavalesca é bem peculiar e distinta de qualquer outro Carnaval. Esta celebração é originalmente um ritual promovido pela nobreza do século XVII, onde eles se disfarçavam para sair e misturar-se com o povo nas ruas. A partir disso as máscaras se tornaram a peça mais importante e usada deste carnaval.

A bauta, máscara branca que cobre o rosto todo, roupa de seda preta e chapéu de três pontas é uma das fantasias mais tradicionais e pode ser usada tanto por homens como por mulheres.

Visitantes e moradores locais se aglomeram na Piazza San Marco trajados de máscaras e fantasias extravagantes, para degustarem vinhos e massas, ao som de muita música (eles bailam ao som de valsas, tarantelas). Nas mansões e palácios do Gran Canale, coração da cidade, são realizados luxuosos e requintados bailes para a elite.

O grande trunfo do Carnaval em Veneza é não precisar pagar absolutamente nada, nada mesmo para ver os desfiles. E os mascarados estão por toda parte, orgulhosos de suas fantasias, que foi cuidadosamente preparada.

 

                                         

Aqui no site oficial você encontra mais informações.

Encontre pacotes internacionais aqui na CVC.

Carnaval Nice - França

O primeiro grande evento do inverno da Riviera Francesa, o Carnaval de Nice, por si só justifica uma estadia na cidade. Essa festança é mundialmente famosa e atrai cerca de um milhão de visitantes de todas as nacionalidades a cada ano.

Nice está entre as maiores cidades francesa e é lá que acontece um dos carnavais mais animados da Europa. Evento que na época de Napoleão (séculos 18 e 19) foi suspenso inúmeras vezes por conta de reviravoltas políticas e militares.

O corso de gôndolas, as festas de rua, as marionetes, as batalhas de confete e flores são as estrelas da festa. A primeira batalha de flores aconteceu em 1876, como uma troca de buquês entre carruagens decoradas. Desde então, moças e rapazes fantasiados em gôndolas enfeitadas arremessam flores aos observadores (turistas e locais) do cortejo que sai do Théâtre de Verdure e segue até o Hotel Negresco.

Para anunciar o final dessa divertida festa, o “Rei Momo” juntamente com crianças marcham até a praia. O cortejo termina com a incineração de todas as máscaras e então um show de fogos de artifício se inicia.

O tema desse ano será “O Rei da Gastronomia” e acontecerá entre os dias 14 de fevereiro a 4 de março.

 

                                           

Passagens para Nice, França aqui na KLM.

Carnaval New Orleans - EUA

Já no mês de janeiro a cidade de Nova Orleans, o berço do Jazz, começa inúmeras festas que chegam ao clímax com o Dia de Mardi Gras, um dia antes da quarta-feira de cinzas.

Todos os anos, mais de 4 milhões de pessoas do mundo todo se reúnem na cidade americana para participar do que é normalmente chamado de "a maior festa livre do planeta". E essa tradição é tão forte que, mesmo em 2006, ano em que a cidade foi destruída pelo furacão Katrina, o carnaval não deixou de acontecer e hoje muitos encaram a festa como uma celebração pelos sobreviventes.

O carnaval de Nova Orleans é considerado turbulento, mas a surpresa vem quando você descobre que ele tem raízes religiosas. As festividades começam todos os anos no “Twelfth night feast of the Epiphany (o dia que os 3 magos visitaram Jesus Cristo pela primeira vez). Portanto o Mardi Gras tem origem no paganismo e no pré-cristianismo.

Ah! Você não é obrigado a usar uma fantasia caso não goste. Mas acredite, você se sentirá mais estranho sem fantasia do que com.

Site com toda a programação aqui.

E ai, se animou? Encontre passagens para New Orleans aqui na Submarino Viagens.

 

Conheça mais agências de viagens e companhias aéreas que oferecem dinheiro de volta em seus viagens aqui.

 

 



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

Nenhum resultado encontrado.

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados