Dicas para sua viagem na Amazônia
Post por: Isabela Barta on 08/05/2015
Categoria: Viagens
Tags: companhias aéreas, compras online, passeios
viagem amazônia
 

Na hora de programar uma viagem a Amazônia algumas dúvidas surgem, como: qual a melhor época para ir para a região, o que levar, fechar o hotel na floresta ou barco, quantos dias ficar em Manaus, o que comer, entre muitas outras...Abaixo você pode encontrar algumas respostas e conseguir planejar um pouquinho melhor a sua trip.
Primeiramente é preciso reforçar que essa é uma experiência bastante marcante na vida de qualquer turista e que vale muito a pena ser vivida. As cidades maiores da região contam com uma estrutura razoável, porém, para conhecer a floresta e seus recantos escondidos só há uma maneira: de barco. Em algum momento da sua viagem você terá que viajar sobre as águas.

Hotel Juma Amazon Lodge

CLIMA

Basicamente a região norte é dividida por duas estações: a cheia, que é a época chuvosa e a seca. A primeira vai de dezembro até maio, e é quando os barcos percorrem percursos maiores, pois os deslocamentos são mais fáceis, dá para fazer passeios de canoa pelos igapós (floresta inundada). Já no período de seca, que vai de julho a novembro, a grande atração fica por conta das praias fluviais, que só aparecem nessa época. Durante todo ano faz calor e chove, sendo assim, não existe uma melhor época para ir, dá para aproveitar todos os meses, só depende do que você quer ver.

CRUZEIROS E HOSPEDAGEM

Existem várias opções de roteiros e tipos de barco (dos mais simples até os luxuosos) e podem variar de 3 até 15 dias. A embarcação mais famosa é a Iberostar Grand Amazon que possui capacidade para 150 passageiros e opera no sistema all-inclusive. Outro cruzeiro bastante conhecido é o Amazon Clipper Cruises, que tem capacidade bem menor de passageiros (em sua grande maioria gringos).
Outra opção é ficar hospedado em um hotel na floresta. O Hotel de selva Juma Lodge é um dos mais conhecidos e está localizado na copa das arvores em plena Floresta Amazônica. Os corredores que ligam os quartos a recepção e o restaurante são passarelas de madeira a céu aberto. O Rio Juma é a piscina desse exótico hotel. O Amazon Jungle Palace também é uma ótima opção, um deles é um hotel flutuante e o outro fica a beira do Rio Negro. 

MANAUS

Em Manaus, não deixe de visitar o centro popular, o Teatro Amazonas, dependendo da época que pode estar rolando o festival de Jazz, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia, lá é possível ver todos os arquivos que explicam melhor sobre as várias tribos indígenas que vivem na região. O Bosque da Ciência também é uma atração bastante interessante. Se não for fazer o cruzeiro, não deixe de fazer o passeio do Encontro das Águas, além de ver os dois rios (Solimões e Negro) se juntando, também é possível ver a vitória-régia e a Samaúma durante o passeio de barco pelo igarapé.

VACINAS E O QUE LEVAR

A vacina contra febre amarela é recomendada, porém, não é obrigatória. Atualizar a vacina contra tétano também é uma boa. Faça uma maletinha com remédios para levar, pois lá o acesso é mais difícil. Além disso é importante também levar repelente, chapéu, óculos de sol, filtro solar, leque. Como faz bastante calor de dia e frio a noite recomenda-se levar camisetas de manga comprida e calças para dormir e fazer trilhas. Leve também roupas fresquinhas e se possível blusas de tecido tecnológico – utilizadas para fazer exercícios físicos - que são bem fininhas e permitem que o corpo respire. E lógico não esqueça o seu par de tênis, com certeza você irá usá-lo bastante. Levar pouca bagagem é essencial, pois você irá se deslocar bastante e a chance de ter que carregar a própria bagagem é grande.

CULINÁRIA

Comidas que você não pode deixar de provar: peixes – tambaqui, pirarucu e tucunaré. O tucupi acompanha todos os pratos, é feito com sumo azedo da mandioca e tem coloração verde-amarelado a cinza-escuro e sabor forte. Causa leve sensação de dormência na língua, o que é uma experiência muito interessante. O tacacá - caldo grosso feito com tucupi, folhas de jambu, goma de tapioca e camarões, o X – Caboquinho - pão francês, queijo coalho e tucumã (uma fruta típica da Amazônia) e a banana frita, que pode ser doce ou salgada, vai do gosto. Quanto aos doces prove o sorvete de açaí e cupuaçu.

Conheça aqui todos os parceiros do Cashola na categoria Viagens e economize na suas férias com dinheiro de volta e cupons de desconto. 

 



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

até 0.25% de volta
0.25% de volta
2.5% de volta
até 1.5% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados