Marinheiro de primeira viagem: como tirar passaporte e arrumar a mala
Post por: Aline Alcântara on 24/10/2014
Categoria: Viagens
Tags: companhias aéreas, compras online, passeios
tirar passaporte e arrumar as malas
 

Na hora de tirar o passaporte muitos ficam em dúvida em como funciona todos os tramites para poder viajar para outros países. Confira abaixo o passo a passo de como tirar o seu documento e de bônus como arrumar as malas do modo mais prático sem esquecer nada de importante:

Você deve preencher um formulário eletrônico no site da Polícia Federal.

Um boleto será gerado para o pagamento de uma taxa o GRU. O guia é valido por 20 dias, por isso fique atento.

Será realizado um agendamento pelo sistema com a data em que você deve comparecer ao posto da PF. Algumas unidades não realizam o agendamento pela internet, nesse caso, entre em contato pelo telefone 194 para saber como proceder.

No dia e horário agendado você deverá comparecer ao posto de atendimento escolhido portando o boleto pago, o protocolo de solicitação e os seguintes documentos originais:

documento de identidade (para menores de 12 anos pode ser a certidão de nascimento), CPF no caso de não constar o número na identidade (os menores de 12 anos devem levar o CPF do responsável), titulo de eleitor e comprovante de voto ou justificativa da última eleição (nos dois turnos), os homens de 19 a 45 anos de idade devem levar comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório, levar o passaporte anterior se tiver, para os naturalizados brasileiros deve-se levar o certificado de naturalização.

Suas impressões digitais dos dez dedos serão colhidas pelos agentes da PF, eles também tirarão uma foto sua para ser usada no passaporte.

Você receberá um protocolo com a data de entrega do passaporte e deverá retira-lo pessoalmente, levando documento de identidade. O prazo máximo para ir buscá-lo é de até 90 dias, após esse prazo seu passaporte é cancelado.

Para mais informações entre em contato com a Polícia Federal pelo telefone 194 ou no site www.dpf.gov.br/simba/servicos/passaporte.         

          passaporte

Outras informações:

O passaporte tem validade de 5 anos. No caso de menores de 4 anos, a validade é definida de acordo com a idade, consulte na tabela disponível no site da PF. Quando o documento vencer é preciso fazer todo o processo novamente, não existe renovação.

Alguns países exigem que falte seis meses para o passaporte vencer. Exemplo, mesmo se o visitante for ficar apenas um mês e faltarem cinco meses para o vencimento, esses países não aceitam o visitante. É necessário nesse caso pedir um novo passaporte antes de ir viajar. No caso de viagem emergencial, a PF pode emitir um passaporte especial para quem não puder esperar o prazo de entrega comum. A validade desse documento é de apenas um ano, e é necessário que se comprove a situação de emergência (catástrofes naturais, necessidade de trabalho, motivo de saúde, etc.) clique para acessar mais informações no site da PF.

Arrumando as malas 

                 malas

Muitas vezes nos enrolamos ao arrumar as malas para uma viagem, acabamos colocando coisas que acabamos não usando, e muitas coisas necessárias acabam ficando para trás. Veja algumas dicas que irá te ajudar nessa tarefa:

A melhor forma de resolver as duvidas é fazendo perguntas para si mesmo. Exemplos, quanto tempo irei ficar no destino? Estou indo viajar a lazer ou a negócios? Qual a estação do ano do destino? O lugar é serra, praia, ecoturismo ou urbano? Quais serão os programas? Irei para baladas ou jantares?

Roupas básicas são as melhores opções. Procure separar peças que combinem entre si e que não chamem muita atenção, pois essas são mais fáceis de formar conjuntos diferentes. Pense na quantidade de dias da sua viagem e calcule uma troca de roupa para cada dia. Para o caso de imprevistos é importante que se leve uma ou duas peças a mais.

Evite tecidos que amassem. Caso queira levar alguma peça bacana que amasse, coloque por cima das outras. Procure dobrar as roupas no sentido do comprimento e, no caso das camisas, faça a dobra na parte de baixo que ficará escondida por dentro da calça, shorts ou saia.

A melhor mala é a mais leve possível, pensando que você terá que manuseá-la do aeroporto para o hotel e vice e versa (no caso de não haver translado em seu pacote). Para o caso de uma viagem longa opte pelas malas tradicionais, pois amassam menos as roupas e os itens ficam mais arrumados. Já as mochilas e sacola são práticas para viagens mais curtas.

Para fazer o espaço render, comece colocando os sapatos no fundo e as meias dentro dos calçados. Nas frestas que sobraram coloque cintos, lingeries, e outras peças que podem ser enroladas. Vá deixando a mala reta, conforme for colocando as peças, acima dos sapatos coloque jeans e moletons (peças pesadas) e nivele as camisetas, bermudas e outras peças.

Para viagens no estilo mochilão roupas sociais são desnecessárias. O melhor é abusar das malhas e enrolar tudo para colar dentro da mochila, assim você ganha espaço para suprimentos e outros itens.

Na nécessaire coloque frascos pequenos de shampoo, condicionador, sabonete, hidratante, etc. Esqueça os potes grandes.

Verifique antecipadamente o limite de peso com a companhia aérea, é importante que você saiba o número e tamanho permitidos da bagagem para os trechos nacionais e internacionais. Identifique suas malas com nome, telefone e endereço completo da sua acomodação no destino. Ao despachar a bagagem, verifique o comprovante e veja se o destino é realmente o seu. Personalizar a sua bagagem para não perdê-la em meio ao mar de malas pretas: coloque fitas coloridas, chaveiros e adesivos.

As malas de mão são super importantes, principalmente para viagens aéreas. Não devemos esquecer que as companhias tem um peso máximo para essas bagagens, por isso consulte no site da companhia pela qual vai viajar qual o peso limite. Coloque uma troca de roupa nessa mala em caso de atraso de voo ou extravio de mala. No caso de viagens de carro ou ônibus podem ser colocados sapatos, meias e acessórios para que sobre espaço na mala maior.

Mantenha a organização da mala durante a viagem, coloque as roupas sujas em sacos separados fora da mala (desse modo é só colocar o saco dentro da mala na hora de voltar).

Não deixa para fazer a sua mala na última hora, você poderá esquecer coisas necessárias!

Confira aqui os parceiros do Cashola que oferecem passagens aéreas, hospedagens e pacotes de viagem com dinheiro de volta. 

 



FIQUE POR DENTRO
Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog! (sem spam, palavra de escoteiro)

Lojas mencionadas nesse post

0.25% de volta
1.5% de volta
até 1.5% de volta

Relacionados


Cashola Facebook

Popular

filmes para ver em casa
Os melhores filmes para assistir online pelo Youtube
comprar roupas online
Comprar roupas online: tirar medidas, tipos de corpo, e dicas para comprar sem erro
patins para iniciantes
Os melhores patins para iniciantes e iniciados